quarta-feira, 1

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Primeira cassação por espalhar fake news também tira mandato de deputado são-mateuense

Últimas Notícias

Emerson Bacil havia sido eleito na mesma coligação, se beneficiando do quociente eleitoral

- Ads -

DE ARRASTO

O deputado estadual são-mateuense Emerson Bacil (PSL) foi de arrasto no infortúnio do primeiro deputado estadual cassado por espalhar fake news.

A decisão do TSE, tomada nesta quinta, levou em consideração a propagação feita por Fernando Francischini (PSL) de informações falsas sobre a urna eletrônica e o sistema de votação durante as eleições de 2018.

Com a cassação de Francischini, haverá mudanças na Assembleia Legislativa do Paraná por causa do quociente eleitoral. Na eleição proporcional, caso da Assembleia Legislativa, o deputado mais votado da legenda ajuda a eleger candidatos com menos votos. É a soma de votos da coligação que define quantos deputados entram conforme um número de corte, o dito quociente. Como os votos de Francischini foram anulados, além dele, deixam a Assembleia, Bacil e Do Carmo.

Os beneficiados serão Nereu Moura (MDB), Pedro Paulo Bazana (PV), Adelino Ribeiro (PRP) e Hussein Bakri (PSD) – que hoje ocupa uma cadeira na Assembleia (líder do governo), na condição de suplente. Quem deve herdar a vaga como suplente será Alexandre Guimarães (PSD).


NOTA

Em nota, Bacil lamentou a perda do mandato: “Perdi o mandato de deputado estadual. A decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) altera o cenário político da Assembleia Legislativa do Paraná. A anulação de parte dos votos da nossa coligação PSL/ PTC e Patriotas reduz para 4 cadeiras e, no caso, minha situação passa a ser de 2⁰ suplente. Mas sigo lutando, de cabeça erguida e confiante na sequência do trabalho.

Com a cassação do mandato do deputado estadual Delegado Francischini pelo TSE por fake news, os mais de 427 mil votos foram invalidados e alterou o quoeficente eleitoral. O trabalho em defesa da região irá continuar. Uma decisão que muda tudo, mas que não nos derruba. É apenas um obstáculo no caminho, iremos seguir atuando para que o melhor aconteça e lutando por nossos objetivos que vem do interesse do povo e para a coletividade.

Quero deixar claro a todos meus amigos e amigas que confiam em nosso trabalho. Nós iremos continuar lutando pelo povo paranaense. Até porque cabe recurso e vamos atuar nesse sentido.

Agradeço as várias mensagens de apoio que estou recebendo, vamos em frente, com muito respeito e cabeça erguida de um mandato que já fez muito e se Deus quiser continuará fazendo pelo povo paranaense.


PRAZO

Foi publicado no Diário Oficial dos Municípios de ontem a notificação endereçada ao vereador Vilson Stelzner (PSL), dando prazo de 10 dias para ele se defender do processo de extinção de mandato aberto na semana passada na Câmara de Bela Vista do Toldo.



MÉTODO

O dr Eduardo Veiga Vidal, juiz titular da Vara Criminal de Canoinhas, vem fazendo dois tribunais do júri por semana. Na terça-feira, 26, pautou em júri popular um caso de quase dez anos. A ideia de Vidal é limpar a pauta de julgamentos populares com réus soltos. A partir de 2022, logo depois do recesso jurídico, abre-se uma nova leva de júris com réus presos. Por causa da pandemia, a comarca ficou por mais de um ano sem julgamentos populares.



AUXÍLIO PANDEMIA

O apoio a setores prejudicados pela pandemia é o foco de uma proposta aprovada nesta quarta-feira, 27, pelos deputados da Assembleia Legislativa. O Projeto de Lei 330/2021 permite o parcelamento em até 120 prestações das dívidas de ICMS das empresas de transporte de passageiros e de cargas.



INUSITADO

A praia de Penha, no Litoral Norte de Santa Catarina, está entre os 10 lugares do mundo com mais mortes causadas por selfies perigosas. Isso mesmo, selfies. É o que demonstra um estudo da Fundação iO, especializada em Medicina Tropical e do Viajante.



INTERINO

Deputado Mauro de Nadal/Daniel Conzi/Agência AL

A viagem do governador Carlos Moisés da Silva (sem partido) à Escócia para a participação na COP 26 colocará um deputado no comAndo interino de Santa Catarina. O presidente da Assembleia Legislativa (Alesc), Mauro de Nadal, assume a função no dia 6 de novembro, quando Moisés embarca para a Europa. A tendência é que ele fique até o dia 10 na cadeira.



ESCAPE

A cassação do mandato do presidente Jair Bolsonaro e seu vice Hamilton Mourão foi rejeitada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta quinta-feira, 28. A chapa estava sendo investigada por esquema de disparo de fake news, em massa, nas eleições de 2018.



PETS

Jaqueline Noceti/Arquivo Secom

O projeto de lei que autoriza o deslocamento de animais domésticos em transportes coletivos de Santa Catarina foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado (Alesc) nesta quarta-feira, 27. Agora o documento segue para sanção ou veto do governador Carlos Moisés (PSL), para só depois poder entrar em vigor.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?