domingo, 28

de

abril

de

2024

ACESSE NO 

Prefeitos presos e a culpa de quem os elegeu

Últimas Notícias

- Ads -

A COLUNA ESTÁ DE FÉRIAS. VOLTA A PUBLICAR TEXTOS INÉDITOS EM 1º DE FEVEREIRO DE 24. ATÉ LÁ, TEXTOS DE 2023 SERÃO DESTACADOS COMO ESTE, POSTADO ORIGINALMENTE EM 30 DE ABRIL

Eleitor também tem de fazer seu mea culpa

MEA CULPA

COLUNA DE DOMINGO Indignação, ódio e ranger de dentes. Viu-se de tudo nestes últimos dias em Canoinhas e região com a prisão de três dos quatro prefeitos da comarca na quarta fase da Operação Mensageiro.

Longe de mim aliviar a responsabilidade dos nobres prefeitos. Se estão presos é porque algo de muito contundente a investigação do Ministério Público apontou. Como o processo segue em segredo de Justiça temos apenas informações soltas já apuradas através de documentos vazados. Agora, certo é que não se prende um prefeito por capricho. As evidências têm de ser fortes.

Espanta, sobretudo, os casos de Alfredo Cesar Dreher (Podemos) em Bela Vista do Toldo, e Adilson Lisczkovski (Patriota) em Major Vieira. É de arregalar os olhos imaginar que ambos foram conduzidos aos cargos – Dreher por hierarquia e Adilson por eleição – depois de suas cidades viveram o trauma de ver seus prefeitos presos justamente por atos de corrupção e, eles mesmos seguirem os mesmos esquemas – talvez de uma forma diferente e mais amena para não dar tão na cara.

Tudo é muito impressionante, mas o caso de Dreher é especialmente notável. Imaginar que ninguém iria ficar de olho em um vice aliado do prefeito e acreditar apenas no precário discurso que ele propalava de paladino é de uma inocência jocosa.

Contudo, não podemos nos eximir desse festival de horrores que a política local nos oferece. O eleitor (me incluo também, claro) tem de fazer seu mea culpa. Afinal, graças a Deus, vivemos em uma democracia que nos permite escolher nossos governantes. As operações Et Pater Filium e Mensageiro mostra que estamos escolhendo mal, bem mal.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?