quinta-feira, 23

de

setembro

de

2021

ACESSE NO 

Prefeito de Canoinhas diz que região vai anunciar medidas ainda mais restritivas

Últimas Notícias

- Ads -

No final de semana havia cinco pessoas na fila de espera por uma vaga na UTI do Hospital Santa Cruz

 

 

 

O prefeito Beto Passos (PSD) disse na manhã desta quinta-feira, 25, no programa Fala Cidade, da rádio 98FM, que o decreto publicado na noite desta quarta-feira, 24, em vigor desde a manhã desta quinta (leia abaixo) deve perder a validade para um conjunto de regras regional, publicado simultaneamente com outras cidades do Planalto Norte ainda nesta quinta-feira. As regras vão ficar ainda mais rigorosas, mas não há previsão de fechamento do comércio.

 

 

 

 

Nesta quarta-feira, 24, a Prefeitura de Canoinhas publicou o decreto baseado em reuniões nesta terça-feira, 23, discutidas tanto com a região, quanto com o Estado. O anúncio foi feito pelo prefeito Beto Passos (PSD) e pela secretária de Saúde, Katia Oliskowicz, durante a live transmitida através da página do prefeito no Facebook na tarde desta quarta.

 

 

 

“Nós vivemos um relaxamento das medidas de prevenção, por questão de casos que aconteceram no ano passado ainda, nós tivemos uma expectativa por causa da chegada da vacina de que talvez as medidas não precisassem ser tomadas, estamos vivendo o pós-carnaval e ainda teremos adiante o reflexo da volta às aulas. Neste momento precisamos retomar algumas medidas restritivas que a gente já tinha feito antes e começar a restringir novamente, não é que o vírus não vai estar circulando depois de determinada hora da noite, o que nós vamos tentar restringir é a circulação de pessoas para tentar diminuir a circulação viral”, afirmou a secretária de Saúde.

 

 

Kátia ressaltou que haverá também uma fiscalização mais intensiva pela Polícia Militar. Segundo a secretária, o coronel Silvano Sasinski, comandante do 3.º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Canoinhas afirmou que haverá equipes da PM à disposição até às 2h da madrugada. “Estaremos fazendo uma varredura em todas as regiões do município, buscando fiscalizar com mais intensidade as medidas para que a gente possa também ter um pouco mais de efetividade, o compromisso das pessoas na realização do cumprimento dessas medidas”, destacou.

 

 

Prefeito Beto Passos explicou que a situação da pandemia no município e em todo o Estado  é gravíssima. No final de semana, de acordo com o prefeito, cinco pessoas estavam esperando vaga na UTI. “Neste final de semana em Canoinhas parece que a pandemia tinha acabado, pessoas nas ruas passeando, sem máscara. E nós queremos alertar a população e orientar, mas cabe também a cada um, proteger as pessoas que ama, as pessoas do seu convívio e proteger a sua saúde, da família, dos amigos, da população”, disse o prefeito.

 

 

 

Katia destacou nesta quinta o internamento de um bebê com covid e a lotação das vagas no Planalto Norte. “Não há uma vaga sequer para UTIs. Quem precisar terá de esperar a vaga no Pronto Atendimento. Não queríamos que esse momento chegasse, mas infelizmente chegou a hora em que temos de escolher entre quem vai para a UTI e quem ficará aguardando uma vaga na UPA”, descreveu a secretária.

 

 

 

Passos falou ainda que “mesmo que haja uma vacinação em maior número de idosos, mesmo assim nós vamos ter de ter o apoio da comunidade, do uso da máscara, do uso do gel nas mãos, da água e sabão constantemente, porque o vírus não está longe, o vírus está presente e pelo que a gente está avistando, está longe de acabar”, disse o prefeito.

 

 

 

Segundo Passos e a secretária Katia,  em reunião com o governador ficou claro que locais que movimentam a economia podem não ter restrições mais significativas. As restrições maiores estão em atividades de lazer. As atividades essenciais deverão ser mantidas.

 

 

Os decretos fazem parte de uma resolução da Comissão Regional de Gestores de Saúde, que parte da cidade de Porto União chegando até Campo Alegre. Todas essas cidades deverão ter a publicação de um decreto uniforme com as mesmas regras.

 

 

 

DECRETO EM VIGOR QUE DEVE SER SUBSTITUÍDO AINDA NESTA QUINTA:

  • Modificação no horário de funcionamento dos estabelecimentos lanchonetes, padarias, confeitarias, food trucks, ambulantes, bares, conveniências e outros da mesma linha. Limite de capacidade de ocupação 30%, horário de funcionamento até às 22 horas, e a permanência até às 22h30. Se o cliente fizer o pedido no balcão até às 22 horas, até às 22h30 ele deverá encerrar a sua alimentação. Da mesma forma em bares só será permitido somente voz e violão, dupla no máximo e com proteções de acrílico, da mesma maneira: funcionamento até as 22 horas e capacidade de 30%.

 

 

 

  • Seminários, congressos e palestras: com 30% da capacidade de limitação.

 

 

 

  • Prova de roupas: permanece autorizada.

 

 

 

  • Restaurantes, pizzarias e similares: Deverão ter 30% da ocupação e o horário de funcionamento fechando às portas às 22 horas e permanência no estabelecimento no máximo até 22h30.

 

 

 

  • Salões de beleza e estética deverão continuar cumprindo as diretrizes sanitárias.

 

 

 

  • Academias de ginástica, musculação, crossfit, dança, pilates, funcional, escolas de natação e outros, deverão também cumprir ocupação de 30%.

 

 

 

  • Ficam autorizados os esportes sem contato físico. Os esportes que resultam em contato físico como vôlei, basquete, handebol,  entre outros, continuam suspensos, de acordo com portaria do Estado, enquanto houver classificação de risco.

 

 

 

  • Liberados para o funcionamento, estabelecimentos que comercializam gêneros alimentícios, porém a recomendação é de que crianças menores de 12 anos não vão a estes locais. É recomendado também que idosos, evitem estar nesses estabelecimentos, e que apenas um membro da família entre no supermercado. No entanto, A secretária reforçou que haverá uma fiscalização maior, que os mercados estavam tendo uma maior flexibilização. “Vamos começar atuar também nesses estabelecimentos.

 

 

 

  • Parques aquáticos continuam liberados com 30% da ocupação total.

 

 

  • Comércio local, agências bancárias e indústria seguem com suas atividades.

 

  • Cursos livres com os seguimentos das diretrizes sanitárias.

 

  • Cultos religiosos com 30% da sua ocupação. A recomendação é que utilizem também a modalidade drive-in.

 

 

  • Liberação do transporte coletivo.

 

 

  • Hotéis e pousadas com 30% da capacidade.

 

 

  • Velórios: No máximo seis horas em casos não suspeitos de covid-19, devendo acontecer entre as 7h e às 16 horas. Em caso de suspeitos ou confirmados de covid, não haverá velório.

 

 

 

  • Determina-se o uso obrigatório de máscara sob o território da região no Planalto Norte.

 

 

  • Recomenda-se o isolamento social de idosos acima de 60 anos, liberados somente para atividades laborais e essenciais.

 

 

  • Recomendação de reuniões, que elas sejam on-line, proibir a permanência para não haver aglomerações em espaços públicos.

 

  • Aulas com 50% de ocupação.