quinta-feira, 2

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Polícia Militar realiza primeiro simulado de ataques em escola em Porto União

Últimas Notícias

O objetivo é testar o plano de segurança e contingência que foi elaborado no município

- Ads -

O primeiro simulado envolvendo ataques no espaço escolar realizado pela Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), aconteceu na manhã desta quarta-feira, 20, no Núcleo de Educação João Fernando Sobral em Porto União.

O simulado foi preparado por meio de um cronograma de ações da rede de segurança escolar, sendo uma iniciativa crucial para preparar as escolas para enfrentar qualquer eventualidade e proteger os alunos, professores e funcionários.

Cabo Ariatti da PMSC, responsável pela rede de segurança escolar de Porto União destaca que o simulado foi pensado cuidadosamente. “Foi um treinamento muito bem pensado e todos os cuidados para garantir a segurança de alunos, professores e todos os envolvidos foram tomados em todo espaço escolar onde foi realizado”, destacou o policial.

A ação contou com a participação da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e dos demais diretores das outras unidades de ensino de Porto União. “O simulado tem como objetivo gerar memória muscular em toda a comunidade escolar, iniciando pela unidade de comando, que é o papel da diretora da escola, e todos aqueles profissionais que ela delega as responsabilidades em um evento crítico como um suposto ataque. Os diretores e seguranças das demais escolas foram convidados a participarem para observarem as condutas de segurança desta unidade escolar e que eles repliquem e multipliquem este conhecimento em suas unidades” destacou cabo Ariatti.

O comandante da Polícia Militar de Porto União, major Paulo Ricardo Galle, que representou o “invasor” da ação na escola, explicou que a muito tempo as escolas de Porto União recebem treinamento para saber como agir em momentos de crise. “A Polícia Militar de Porto União está a muito tempo dentro das unidades escolares incutindo na mente dos professores, colaboradores e alunos uma cultura de observação ativa de protocolo FEL (Fugir, Esconder e Lutar). Tudo isso foi emitido para chegar no dia de hoje com esse simulado que aproxima muito a realidade de um terrorismo doméstico com múltiplas vítimas. O objetivo é nós testarmos o plano de segurança e contingência que foi elaborado em todas as escolas do município de Porto União”, explicou o comandante.

Rubia Cristina de Oliveira, diretora do Núcleo de Educação João Fernando Sobral, destacou a importância do treinamento e falou que mesmo um simulado, um ataque com tudo planejado, foi um momento de muita tensão para todos. “Já havíamos realizado alguns treinamentos no ano passado com alguns monitores, mas ainda assim dá um frio na barriga, um momento de muita tensão, mas é muito importante a realização do simulado. Precisamos fazer alguns ajustes aqui na escola, os alunos, claro que ficam agitados, mas o simulado é algo que precisa ser feito e todas as escolas devem saber como agir. Que Deus nos guarde que nunca aconteça, mas é bom estarmos preparados para saber o que fazer”, finaliza a diretora.

- Ads -
Logo Facebook Logo WhatsApp Logo nova do Twitter
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?