No local já haviam sido derrubadas 20 árvores de araucárias
O 27º Batalhão da Polícia Militar recebeu nesta sexta-feira, 30, uma denúncia via 190 informando um desmatamento ilegal em São Mateus do Sul. No mesmo momento, se fez presente na Polícia uma senhora que efetuou a denúncia.
A equipe deslocou-se até a localidade de Espigãozinho e ao chegar foi possível visualizar algumas pessoas, árvores cortadas e barulho de motosserra. Ao perceber a viatura, os homens se dividiram e se embrenharam na mata sendo que ao se aproximar do local, os policiais constataram aproximadamente 20 árvores de araucária sendo cortadas.
Após buscas, foi localizado um homem que afirmou estar prestando serviços no terreno, mas que ao perceber os outros envolvidos correr o mesmo se assustou e correu. Também afirmou que outro homem, que não soube identificar, ao perceber a presença policial se embrenhou na mata com a motosserra.
O abordado relatou aos policiais que o proprietário do imóvel posteriormente identificado, também se fazia presente e que estaria em sua casa, que ficava a poucos metros do local. Em abordagem ele foi localizado, tentou se esconder mas após a equipe verbalizar, saiu do imóvel e sem qualquer tipo de coação física ou moral passou a relatar ao policiais que havia contratado uma empresa madeireira para fazer a extração das árvores e limpeza do terreno.
Diante dos fatos, a equipe deu voz de prisão aos homens e conduziu-os até a delegacia.