Segundo relatos, os consumidores pagavam pelos aparelhos e não os recebiam
Uma loja que comercializava iPhones em União da Vitória está sendo investigada pela Polícia Civil após uma série de denúncias envolvendo possíveis golpes aplicados contra consumidores da cidade e de toda a região. A suspeita é de que mais de 200 pessoas tenham sido lesadas, com prejuízos que podem ultrapassar R$ 1 milhão.
Segundo relatos, os consumidores pagavam pelos aparelhos — muitos deles de alto valor — e não os recebiam. Em outros casos, os celulares chegaram a ser entregues, mas pararam de funcionar semanas depois, ao terem os IMEIs bloqueados. A suspeita é de que os produtos sejam de origem ilícita, possivelmente roubados ou contrabandeados.
O delegado Douglas Possebom e Freitas, responsável pelo inquérito, afirmou que a loja tinha sede em União da Vitória, uma filial em Mallet e ainda um escritório em Curitiba. “Deduzimos que não havia estoque real dos aparelhos. As compras eram feitas somente após o pagamento dos clientes. Agora vamos investigar a origem desses produtos e apurar se são legais ou contrabandeados”, destacou. Existe a informação extraoficial que de que o proprietário da loja pode estar fora do Brasil.
A loja, que funcionava com atendimento presencial e também pelas redes sociais e WhatsApp, foi fechada nos últimos dias. O responsável pelo estabelecimento não foi localizado e estaria foragido. Enquanto isso, as vítimas estão se mobilizando para buscar justiça.
INDIGNAÇÃO E MOBILIZAÇÃO DIGITAL
Nas redes sociais, os lesados criaram um perfil no Instagram chamado “Protesto Digital UVA”, onde compartilham relatos, provas de pagamento e orientações para outras vítimas. A iniciativa surgiu como forma de pressionar por justiça e evitar que mais pessoas sejam enganadas.
Conversamos com uma das vítimas, que adquiriu um iPhone por R$ 2.800 em fevereiro deste ano. Ela conta que, no início, o atendimento foi rápido e cordial. “Me passaram todas as condições, fui até a loja, assinei o contrato e tudo parecia muito profissional. Mas, quando o prazo de entrega se aproximou, começaram os atrasos e as respostas automáticas. Agora, com a loja fechada, vejo que fui mais uma enganada”, relatou.
A compradora ainda explicou que estava ciente do prazo estendido de entrega — até 70 dias úteis — mas que após o vencimento, não recebeu mais retorno significativo. “Na última mensagem, me disseram que o aparelho estava para chegar, mas depois disso, sumiram.”
EX-FUNCIONÁRIOS TAMBÉM DENUNCIAM PROBLEMAS
Um ex-funcionário relatou à reportagem que precisou recorrer à Justiça para tentar receber seus direitos trabalhistas. Segundo ele, o acerto foi combinado em parcelas, mas apenas uma parte foi paga. “Agora, com essa bomba estourando, muita gente ficou no prejuízo”, desabafou.
ORIENTAÇÕES JURÍDICAS PARA AS VÍTIMAS
O advogado Guilherme Chokailo explicou quais medidas os consumidores podem tomar. “O primeiro passo é tentar contato direto com a empresa. Caso não haja retorno, o ideal é procurar o Procon ou um advogado. Em muitos casos, é possível solicitar medidas judiciais como o bloqueio de bens do responsável, devolução do valor pago, além de indenizações por danos materiais e morais.”
Segundo o advogado, é importante que os consumidores guardem todos os comprovantes da transação, contratos, prints de conversas e mensagens trocadas com a loja. “Cada caso precisa ser analisado individualmente para definir a melhor estratégia judicial. Mas, diante do encerramento das atividades da loja sem prestar contas aos clientes, o caminho mais seguro é o judicial.”