“Quer guerra comigo?”, perguntou prefeito a policial militar
INQUÉRITO
O prefeito de Bela Vista do Toldo, Carlinhos Schiessl (MDB), está sob investigação da Polícia Civil por causa do famoso vídeo gravado por um policial militar no dia 2 de março. O caso envolve uma discussão entre ele e o policial militar por causa de uma abordagem a um afilhado do prefeito. A Polícia Civil está apurando possíveis ameaças feitas pelo prefeito ao PM.
O inquérito foi autorizado pelo Poder Judiciário de Santa Catarina no dia 26 de março, cerca de 20 dias após a solicitação. Segundo o delegado Nadal Junior, a requisição ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina foi necessária porque Schiessl possui foro privilegiado devido ao seu cargo. A informação foi dada pelo site NSC Total e confirmada pela coluna.
Nadal explicou que os próximos passos na investigação incluem a coleta de depoimentos de testemunhas e das partes envolvidas, além de outras ações que se fazem necessárias. O prazo estimado para concluir o inquérito é de 30 dias, mas este período pode ser estendido se necessário.
A abordagem de rotina foi realizada em um veículo que transitava na rua Estanislau Schulmann, em Bela Vista do Toldo. Durante o procedimento, “foram constatadas infrações administrativas de trânsito e o estado de embriaguez do condutor, o qual desacatou o policial durante a abordagem”, informou a PM.
O policial informou ao motorista que ele seria preso, por conta da infração de dirigir sob efeito de álcool, e que o carro seguia guinchado por conta do licenciamento vencido. Enquanto o policial registrava as infrações, o prefeito foi até o local para intervir pelo motorista.
Em vídeo gravado durante a ocorrência, Schiessl propõe “amenizar a situação” e pede para que o policial não guinche o veículo do motorista. Neste momento, o prefeito é interrompido pelo policial, que avisa que a ocorrência está sendo gravada. O prefeito insiste que não há motivos para guinchar, sai por um momento e depois volta, retomando a discussão com o policial. “Você tem certeza do que você está fazendo? Você quer guerra comigo? Eu estou pedindo a paz para ‘nos liberar’, passa a multa. Se você quer guerra, se você não quer conversar comigo. Passa a multa e libera a família inteira. Faça o que tem de fazer, mas sem guinchar. Para que isso dentro da nossa cidade?”, disse.
Carlinhos ainda ameaçou o policial. “Eu vou lutar para te tirar daqui de Bela Vista de amanhã em diante, eu vou fazer, porque está havendo um desrespeito de autoridade, abuso de autoridade. O prefeito aqui da cidade sou eu. De amanhã em diante eu vou mostrar quem manda nesta cidade”.
Procurado pela coluna, Carlinhos não respondeu ao pedido de entrevista.
CIS AMURC
A Prefeitura de Canoinhas decidiu ceder um espaço específico para o Consórcio Interfederativo de Saúde da Região do Contestado (CISAMURC). Essa cessão seria formalizada através de um Termo de Cessão de Uso e inclui uma estrutura composta por uma sala de recepção, quatro salas para atendimento, três salas administrativas, uma sala de reunião, uma copa/cozinha e dois banheiros. O local está situado no Bloco E do Centro de Intervenção Multidisciplinar, inaugurado na semana passada.
O espaço será utilizado exclusivamente como sede administrativa do CISAMURC e para consultórios médicos de especialidades. É importante ressaltar que não será permitido o uso do local para outros fins ou a transferência da cessão para terceiros.
O projeto de lei que permite a cessão, contudo, gerou discussões na sessão da Câmara desta segunda, 7. A pedido da vereadora Tatiane Carvalho (MDB), a Câmara deve solicitar que um representante da CISAMURC use da tribuna para explicar como se dará a ocupação do espaço.
R$ 25 mil
é quanto o Município de Canoinhas deve dar à Associação dos Moradores do Salto d’Água Verde para realização do tradicional Teatro da Paixão e Morte de Cristo na noite da Sexta-Feira Santa
RETORNO
Depois de licença maternidade de seis meses, a jornalista Priscila Noernberg Pilaty retoma as atividades de assessora de imprensa da prefeitura de Canoinhas nesta terça-feira, 8.
SUGESTÃO
O vereador André Flenik (PL) sugeriu que se utilize inteligência artificial para descodificar os dados de difícil acesso no portal da transparência da prefeitura de Canoinhas e, então, disponibilizá-los a população. Ele fez uma referência à coluna de domingo que criticou a dificuldade em se obter informações sobre execução do orçamento pelo site da prefeitura.
FACIAL
O deputado federal catarinense Jorge Goetten (Republicanos) apresentou um projeto de lei inovador que dispõe sobre a obrigatoriedade do uso de reconhecimento facial no cadastro e autenticação de usuários em redes sociais. A proposta tem como objetivo principal combater a criação de perfis falsos, coibir golpes online e fortalecer a proteção contra o roubo de contas.
Pelo texto, os provedores de redes sociais deverão exigir o reconhecimento facial para validar o cadastro de novos usuários, utilizando tecnologia capaz de assegurar a correspondência entre o rosto do usuário e a foto em documento oficial emitido por autoridade competente. Os usuários já cadastrados terão um prazo de 30 dias para realizar o procedimento. Caso contrário, as contas serão bloqueadas.
TABACO
Canoinhas sedia na sexta-feira, 11, a partir das 13h30, uma audiência pública para discutir o Projeto de Lei 10/2023, que trata da classificação do tabaco nas propriedades agrícolas de Santa Catarina.
Promovido pela Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural da Alesc, o encontro proposto pelo deputado Sargento Lima (PL) visa reunir agricultores produtores de fumo e demais interessados no setor para trabalhar propostas, uma vez que o tabaco é um importante produto no agronegócio brasileiro, em alguns casos sendo a principal fonte de receita para vários municípios catarinenses. Dos 295 municípios, 207 obtiveram renda com a produção da folha.
Segundo o parlamentar, a proposição do PL 10/2023 é reforçada por centenas de agricultores que manifestaram preocupação sobre a classificação do fumo pelos comerciantes.
ÔNIBUS

A Prefeitura de Major Vieira celebra a aquisição de um novo ônibus com 53 lugares, destinado ao transporte escolar da rede municipal de ensino. O veículo foi adquirido com recursos próprios, “reforçando o compromisso da administração municipal com a qualidade da educação e o bem-estar dos estudantes”, segundo a prefeita Aline Ruthes (PSD).
BASTA

Os recorrentes e graves problemas registrados no Morro dos Cavalos refletem a omissão e o desrespeito do governo federal com Santa Catarina, avalia o presidente da Federação das Indústrias (FIESC), Mario Cezar de Aguiar, depois de mais uma tragédia. Neste fim de semana um caminhão de combustível tombou na BR-101, explodiu e incendiou dezenas de veículos.
“Faixas adicionais numa rodovia com esse grau de importância são paliativos inaceitáveis e colocam os usuários constantemente em risco. A sociedade catarinense, com fundamental participação de nossa bancada federal, precisa intensificar a cobrança da solução definitiva, que é a construção dos túneis”, diz Aguiar.
Ele lembra que o projeto de duplicação da BR-101 previa a construção de dois túneis de 1,3 quilômetros e dois viadutos de 180 metros no local. Os projetos foram concluídos em 2010. A licença de instalação foi emitida em 2014, mas as obras nunca foram executadas.