sábado, 27

de

abril

de

2024

ACESSE NO 

Plantio de soja em Canoinhas e região vai até 30 de janeiro

Últimas Notícias

Ministério da Agricultura ampliou o calendário de semeadura

- Ads -

Agricultores de Canoinhas e região podem ficar tranquilos: o Ministério da Agricultura publicou nesta sexta-feira, 15, a portaria nº 886, com a alteração no calendário de semeadura da soja para a safra 2023/2024. O plantio do grão na região pode iniciar no dia 2 de outubro e seguir até o dia 30 de janeiro de 2024.

“É uma vitória para a agricultura de Canoinhas e também do Brasil”, comemorou a prefeita Juliana Maciel. A Chefe do Poder Executivo de Canoinhas encabeçou movimento regional que ganhou a adesão dos municípios vizinhos via Amplanorte.

A prefeita entregou pessoalmente o manifesto regional no Ministério da Agricultura. O documento, redigido com base nos argumentos dos órgãos de defesa sanitária dos três estados do sul e assinado pela cadeira produtiva da região, foi encaminhado a todos os parlamentares estaduais e federais. “Valeu todo o esforço e o trabalho em prol dos nossos agricultores. É uma conquista muito grande”, comentou.

ENTENDA O CASO

Portaria n° 840, editada no dia 7 de julho pelo Ministério da Agricultura, proibia que produtores plantassem o grão depois do dia 29/12 no território catarinense. Este calendário, no entanto, inviabiliza a chamada “safrinha” de pequenos agricultores. Canoinhas então iniciou mobilização regional com produtores rurais, representantes dos municípios e a cadeia produtiva para pressionar a alteração desta portaria.

A janela mais curta impede ou limita o cultivo de outras culturas antes da soja, o que pode gerar forte impacto econômico, sobretudo a pequenos produtores de milho em grãos, milho silagem, usado para alimentação de vacas leiteiras, feijão, tabaco, trigo e cevada.

NOVA PORTARIA

A portaria divulgada nesta sexta-feira leva em consideração as características geoclimáticas e arranjos produtivos em algumas regiões específicas, principalmente para os casos em que a soja é cultivada como segunda safra. Desta forma, ao invés de um período único para cada Unidade Federativa, foram estabelecidos calendários diferenciados para regiões diferentes no âmbito de cada um destes Estados.

O Estado de Santa Catarina foi dividido em quatro regiões. Os municípios a seguir poderão plantar soja entre 2 de outubro de 2023 e 30 de janeiro de 2024: Agrolândia, Agronômica, Atalanta, Aurora, Bela Vista do Toldo, Braço do Trombudo, Campo Alegre, Canoinhas, Chapadão do Lageado, Dona Emma, Ibirama, Imbuia, Irineópolis, Itaiópolis, Ituporanga, José Boiteux, Laurentino, Leoberto Leal, Lontras, Mafra, Major Vieira, Mirim Doce, Monte Castelo, Papanduva, Petrolândia, Porto União, Pouso Redondo, Presidente Getúlio, Presidente Nereu, Rio do Campo, Rio do Oeste, Rio do Sul, Rio Negrinho, Salete, Santa Terezinha, São Bento do Sul, Taió, Timbó Grande, Três Barras, Trombudo Central, Vidal Ramos, Vitor Meireles e Witmarsum.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?