segunda-feira, 15

de

agosto

de

2022

ACESSE NO 

Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Canoinhas: Entenda o projeto

Últimas Notícias

- Ads -

Levantamento de dados nortearam atividades públicas e privadas

A Universidade do Contestado (UNC) está desenvolvendo o Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Canoinhas. O projeto financiado pelo Governo do Estado teve início em novembro de 2021, após a UNC vencer o processo licitatório através da Fapesc.

O professor Jairo Marchesan, coordenador do projeto, explica que o Plano de Recursos Hídricos trará um banco de dados que norteará atividades públicas e privadas nos 10 municípios que compõem a região: Campo Alegre, São Bento do Sul, Rio Negrinho, Monte Castelo, Papanduva, Itaiópolis, Major Vieira, Mafra, Canoinhas e Três Barras.

Uma Bacia Hidrográfica é uma determinada porção de terra onde todas as águas superficiais ou subterrâneas convergem para um rio principal. Atualmente as poucas informações que se têm acerca da bacia do rio Canoinhas estão disponíveis em sites como a Agência Nacional de Águas (ANA).

O Comitê do Rio Canoinhas vê no plano a possibilidade de mapear as potencialidades da região. De acordo com a ANA, a bacia hidrográfica do rio Canoinhas tem 1443 quilômetros quadrados de área e 3412 metros de extensão.

A previsão para a conclusão do Plano é abril de 2023.

Assista a reportagem no player acima.