Entrega da certificação ocorreu durante o Summit Cidades, em Florianópolis
O Plano de Contingência da Secretaria Municipal de Assistência Social de Canoinhas recebeu a certificação do Governo do Estado e da Defesa Civil de Santa Catarina. Isso indica que o município possui um plano estruturado e aprovado para enfrentar situações de emergência e desastres, permitindo que a Assistência Social atue de maneira organizada nesses momentos críticos, segundo a prefeita em exercício, Zenilda Lemos.
Com essa certificação, Canoinhas está em melhor posição para:
- Identificar e mapear áreas e famílias mais vulneráveis a riscos.
- Definir as ações a serem tomadas antes, durante e após um desastre.
- Garantir serviços essenciais, como abrigos, alimentação, itens de higiene e apoio psicossocial.
- Coordenar esforços com outros órgãos e entidades para um atendimento ágil e integrado.
O secretário Vilson do Nascimento afirmou que a experiência do ano de 2023 foi utilizada para desenvolver o plano, resultando em um roteiro claro e validado para apoiar os canoinhenses. O documento, que especifica as funções de cada servidor da Assistência em situações de desastre, foi elaborado pela equipe municipal em colaboração com outras políticas públicas do Município e enviado ao Governo do Estado para certificação.
A entrega da certificação ocorreu durante o Summit Cidades, em Florianópolis, um evento que reúne gestores públicos, empresários e acadêmicos para discutir e apresentar soluções inovadoras para o desenvolvimento de municípios mais sustentáveis e eficientes.