terça-feira, 6

de

maio

de

2025

ACESSE NO 

Planalto Norte tem primeira deputada assumindo vaga na Assembleia Legislativa

Últimas Notícias

- Ads -

Janice Krasniak é natural de Três Barras e foi presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE)

Em uma cerimônia marcada por emoção e reconhecimento, a professora e especialista em Educação Especial, Janice Aparecida Steidel Krasniak, tomou posse nesta terça-feira, 6, como deputada estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Natural de Três Barras, Janice chega ao Parlamento com a missão de dar voz às causas da inclusão, da educação especial e dos direitos das pessoas com deficiência, áreas às quais dedicou toda a sua trajetória profissional.

Diante de um plenário lotado, Janice discursou com firmeza e sensibilidade. “É com imensa honra e profunda responsabilidade que assumo hoje o cargo de deputada estadual, consciente dos desafios que se apresentam, mas convicta de que, juntos, podemos construir um futuro mais justo, próspero e igualitário para o nosso Estado”, afirmou.

A nova parlamentar prestou homenagens aos familiares, professores, colegas da Alesc e entidades representativas, destacando sua gratidão pelos 12.964 votos recebidos e pela confiança depositada por todos que a acompanharam ao longo de sua caminhada.

Janice também fez questão de reconhecer lideranças políticas que foram importantes para sua trajetória. Agradeceu ao deputado Camilo Martins, “por ter honrado sua palavra com os suplentes do Podemos”, e à deputada Paulinha, presidente estadual do partido, pela dedicação à ampliação do protagonismo feminino na política. Também destacou o papel do conselheiro José Nei Ascari, a quem chamou de inspiração pela escuta e diálogo.

Com vasta experiência na Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) e na Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Alesc, onde atuou por uma década como assessora técnica, Janice relembrou sua atuação na elaboração de leis importantes, como a que reconhece pessoas com autismo como pessoas com deficiência e a criação do programa Alesc Inclusiva.

A nova deputada agradeceu ainda a parceiros de longa data, como os deputados Júlio Garcia, Vicente Caropreso, José Milton Scheffer e Luciane Carminatti, além de ex-gestores do governo estadual que atuaram diretamente em programas de investimento na educação especial, como o SC Mais Inclusiva e o Acolher, que somaram mais de R$ 550 milhões em recursos para o setor.

Ao final de seu discurso, Janice reforçou seu compromisso com a política como ferramenta de transformação social e conclamou o Parlamento catarinense a seguir trabalhando por uma sociedade verdadeiramente inclusiva: “Neste Parlamento, precisamos quebrar barreiras, construir pontes e garantir que todas as pessoas — independentemente de suas diferenças — tenham a oportunidade de viver com dignidade e plenitude.”

A posse de Janice representa não apenas a ascensão de uma nova voz no Legislativo catarinense, mas também o fortalecimento da luta por inclusão, equidade e educação de qualidade para todos.