sábado, 4

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Planalto Norte registra 605 mortos pela covid; mais de 500 somente em 2021

Imagem:NIAID

Últimas Notícias

Região registrou mais de 30 mil infectados até o fim de dezembro

- Ads -

Mobilização para vacinação nos municípios, UTIs lotadas, filas de espera, mortes de pessoas da mesma família em Canoinhas e Três Barras, variante de Manaus em Irineópolis, foram alguns dos episódios da pandemia na região em 2021. A dez cidades do Planalto Norte: Bela Vista do Toldo, Canoinhas, Irineópolis, Itaiópolis, Mafra, Major Vieira, Monte Castelo, Papanduva, Porto União e Três Barras somam juntas 605 mortos por coronavírus desde o início da pandemia em março de 2020. Somente em 2021 foram mais de 500 vidas perdidas na região para a covid-19.

Ao todo, a região teve mais de 30 mil infectados com a doença, ou seja, a doença respiratória atingiu cerca de 12,44% da população do Planalto Norte. Dos 30 mil casos confirmados, 29,5 mil pessoas se recuperaram. Fechando o ano de 2021, pouco mais de 10 casos estavam ativos nas dez cidades da região e seis delas haviam zerado o número de infectados.

Em seu pior momento da pandemia, entre os meses de maio e junho, o Planalto Norte viu suas UTIs lotadas e filas de pessoas que aguardavam transferências para outros hospitais. Em Canoinhas, o recorde foi de 16 pessoas aguardando por um leito.

Em Mafra, a cidade que teve o maior número de contaminados da região, o mês de maio foi o que registrou maior número de casos positivos no mês, chegando a 1385, reduzindo para 1118 em junho, decrescendo nos demais meses. Já nos casos diários, junho também foi o mês de maior registro, com média de 45 casos por dia, seguido de junho com média de 37 casos por dia.

Neste início de 2022, até esta quarta-feira, 5, com o retorno das atividades administrativas das prefeituras municipais, seis secretarias de Saúde voltaram a divulgar os números do coronavírus, indicando que há pelo menos 112 casos ativos na região. Apenas Mafra, Canoinhas, Bela Vista do Toldo e Irineópolis não divulgaram nenhum boletim ainda em 2022. Apesar do aumento de casos no Planalto Norte, não foram registradas novas mortes neste ano. Apenas Major Vieira tem um paciente em internamento.

VACINAÇÃO

Até a penúltima semana de dezembro, a região vacinou mais de 193 mil pessoas com a primeira dose, sendo que quase 150 mil completaram a imunização, de um total de uma população de 241 mil habitantes.

Confira os momentos mais marcantes da pandemia em 2021:

19 de janeiro

Três profissionais de Saúde foram imunizados simultaneamente, marcando o início da vacinação contra a covid-19 em Canoinhas, na noite desta terça-feira, 19. Transmitido pelo Facebook, o evento aconteceu na sala de reuniões da Prefeitura de Canoinhas e foi restrito a um pequeno número de profissionais da imprensa.

Edinei Wassoaski/JMais

Em Três Barras, no mesmo dia, o médico João Ramão, responsável pelo programa de enfrentamento à covid-19, foi o primeiro vacinado contra a doença no município.

Divulgação

9 de fevereiro

A Secretaria de Saúde de Canoinhas dá inicio à vacinação contra a covid-19 para idosos acima dos 90 anos de idade. A aplicação das doses aconteceu na Unidade Central de Saúde (antiga Clínica da Mulher e da Criança).

Em Três Barras, Amélia Uba, de 100 anos, primeira idosa a ser vacinada no município, comemorou a primeira dose da vacina: “Pra gente poder ter uma vida saudável, devemos obedecer às ordens”, disse.

27 de fevereiro

580 doses aplicadas foram aplicadas durante o primeiro drive-trhu para vacinação contra a covid-19, em Canoinhas, das quais 470 foram destinadas ao público-alvo: pessoas com 82 anos ou mais. Os demais vacinados foram profissionais da Saúde. Com as ruas do entorno da Unidade Central de Saúde fechadas para o trânsito, filas de carros foram formadas para a vacinação.


24 de março

Em Canoinhas, oito pacientes aguardavam por leito em hospitais. Na Unidade de Pronto Atendimento (24h) havia três pacientes já intubados e outros quatro recebendo cuidados da equipe. No Centro de Triagem Covid-19 outro paciente aguardava transferência para Três Barras.

Com a alta demanda por oxigênio em todo o país e aqui em Canoinhas também, a Secretaria de Saúde solicitou aos que tivessem cascos vazios para que entrassem em contato.

24 de março

Reprodução

Falece, aos 34 anos, o padre André Juliano de Souza, vítima de complicações decorrentes da covid-19. Ele estava à frente da Paróquia São João Batista de Três Barras, sua cidade natal, desde o início de 2020.

André foi internado na Fundação Hospitalar de Três Barras no final de fevereiro, após apresentar sintomas da doença respiratória. Após uma piora no seu quadro clínico, ele foi transferido para o Hospital Santa Cruz de Canoinhas no dia 2 de março, onde ficou internado por três semanas. No dia 22 de março, após uma nova piora, o sacerdote necessitava de hemodiálise e foi transferido para o Hospital São Vicente de Paulo. No dia 24 de março, ele perdeu a luta contra a covid-19.

26 de março

Com o agravamento da pandemia, o Portal JMais foi até o Hospital Santa Cruz e mostrou como era por dentro da UTI do HSCC.



28 de março

Faleceu no dia 28 de março, a 53° vítima de covid-19 em Canoinhas. Maria Bernadete Leite tinha 64 anos. A triste coincidência é que seu filho, Adriano Dias Paulo, morreu na quinta-feira, 25, na mesma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Cruz de Canoinhas (HSCC), a reservada para pacientes com covid-19. Com a morte de Bernadete, foram oito vítimas fatais da covid-19 moradores de Canoinhas em dez dias, quase uma morte por dia.

Mãe morreu três dias após o filho em Canoinhas/Reprodução/Facebook

29 de março

Três Barras confirma a 33ª morte por covid-19 na cidade. Trata-se de Herondina Ferreira, 67 anos, mãe de Elizangela Ferreira, 45 anos, que morreu da mesma doença no dia 20 de março.

Mãe e filha faleceram de covid-19 em Três Barras em intervalo de 9 dias/Reprodução

Herondina tinha doenças pré-existentes e que desde o dia 23 de março estava internada na UTI do hospital de Rio Negrinho. Antes, ela ficou hospitalizada em Três Barras, por 12 dias. No caso de Elizangela, ela não tinha registro de doenças pré-existentes. Ela faleceu no sábado, 20, após três dias de internamento na UTI do Hospital Santa Cruz de Canoinhas. Entre os dias 10 e 17 de março ela esteve internada na Fundação Hospitalar de Três Barras.

9 de abril

A direção do Hospital Santa Cruz de Canoinhas (HSCC) buscava alternativas para contornar um problema que toma conta das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) de todo o País: a falta de sedativos, fundamentais para intubar pacientes graves de covid-19. Os estoques estavam no limite.



11 de maio

Canoinhas registra novo recorde de casos ativos: 603 pessoas positivadas. Todas estão em isolamento eram monitoradas, com seus respectivos familiares, pela Central de Informações da prefeitura. A secretária de Saúde de Canoinhas, Kátia Oliskowski, alertou a população para o agravamento dos casos no município: “temos 16 pacientes esperando transferência para hospitais. Nós nunca chegamos a este número”. 



5 de junho

Giseli Kempinski, secretária de Saúde de Irineópolis/Reprodução

A secretária de Saúde, Giseli Kempinski, informa que o Município de Irineópolis foi notificado pela Regional de Saúde sobre um caso da variante de Manaus detectado em um paciente positivado para covid-19. “Isto é muito grave para nós, porque o vírus é de alta transmissão e gravidade. A variante é mais contagiosa e mais resistente ao corpo humano, podendo sim, haver a reinfecção”, informou a secretária, relatando também o aumento de casos de coronavírus no município.

2 de julho

Divulgação

125 velas foram acesas em frente à Igreja Matriz Cristo Rei, em Canoinhas, simbolizando as vítimas da covid-19 no município. O ato de fé aconteceu um ano após a morte da primeira vítima da doença respiratória em Canoinhas.

11 de agosto

Canoinhas teve nesta quarta-feira, 11, o maior número de vacinas contra a covid-19 aplicadas em um só dia. Segundo a secretária de Saúde de Canoinhas, Katia Oliskovicz, foram 3.075 doses aplicadas das 7 às 17 horas desta quarta para o público dos 26 aos 32 anos, além de industriários. “Esse é o recorde em número de aplicações de doses feitas desde o início da vacinação”, comemorou.

26 de agosto

Vagner Trautwein tinha 52 anos/Reprodução

A Secretaria de Saúde de Canoinhas comunica oficialmente o falecimento do médico Vagner Trautwein, de 52 anos, ocorrido nesta quinta-feira, 26, vítima de complicações da covid-19. Ele estava internado em Curitiba. Trautwein é o 139º morador de Canoinhas que morre vítima de covid-19 desde o começo da pandemia.



26 de novembro

O Hospital Santa Cruz de Canoinhas (HSCC) deu alta ao último paciente internada na Ala Covid no dia 26 de novembro. Romão Zakaluzne não estava com covid, mas como tinha sintomas de dificuldade respiratória, ficou na ala até que exame confirmasse que ele não estava com a doença.


3 de dezembro

Profissionais que atuaram ou atuam no combate à covid-19 foram homenageados em frente à Central de Triagem Covid, nos fundos do Hospital Santa Cruz, na rua Benjamim Constant.

Homenagem aos profissionais de saúde que trabalharam no combate à covid-19 foi escolhida como imagem do ano através de enquete no Facebook do JMais/Fátima Santos

Durante a homenagem, balões foram soltos ao som das sirenes das ambulâncias da Secretaria Municipal de Saúde e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros.

12 de dezembro

Canoinhas está há mais de 30 dias sem o registro de óbitos. O último falecimento foi registrado em 12 de novembro e contabilizado no boletim oficial no dia 16. Canoinhas segue com seis pacientes ativos para o coronavírus.

Dois pacientes estão internados no Hospital Santa Cruz. Apenas um com exame positivo para covid. Não há pacientes internados na ala covid-19 da Fundação Hospitalar de Três Barras. 

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?