sábado, 4

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Planalto Norte chega a quase 3 mil casos ativos de covid-19

Últimas Notícias

Mafra e Porto União são as cidades que concentram o maior número de casos ativos no momento

- Ads -

Apesar de Canoinhas ter anunciado nesta quinta-feira, 20, que o número de casos ativos de covid-19 no município caiu, o Planalto Norte segue com o aumento de pessoas que contraíram a doença nos últimos dias. Nesta sexta-feira, 21, os dez municípios da região juntos somam 2.939 infectados pelo novo coronavírus que seguem em tratamento.

Mafra e Porto União são as cidades que concentram o maior número de casos ativos de covid-19 na região. Nesta quinta-feira, 20, foram confirmados 228 novos casos em Mafra, e de acordo com o boletim divulgado pela Saúde do Município, foram confirmados 1.009 casos nos últimos dez dias. Em janeiro deste ano, a cidade já soma 1.289 casos confirmados. Apesar da alta de casos, o Hospital São Vicente de Paulo registra apenas 4,16% de taxa de ocupação de leitos.

Com 116 novos casos confirmados nesta quinta-feira, Porto União alcançou a marca de 582 casos ativos, ultrapassando, o pico de 571 casos ativos registrado em 2021, segundo levantamento do Portal VVale. No Hospital São Braz há apenas dois leitos de enfermaria ocupados por pacientes positivos. Não há internações de pacientes covid em UTI.

Na sequência vem as cidades de Canoinhas com 341 casos ativos, Três Barras com 274, Papanduva com 273, Itaiópolis com 178, Monte Castelo com 147 e Major Vieira com 72. As cidades que menos apresentam casos são Irineópolis com 39 casos e Bela Vista do Toldo com 24 casos.

Em Canoinhas, a Secretaria de Saúde divulgou nesta quinta, que as duas pacientes canoinhenses internadas na ala covid do Hospital Santa Cruz aguardam resultado de exame para confirmar ou descartar infecção pelo coronavírus. Ambas estão na enfermaria.

Além de Canoinhas, Porto União e Mafra, apenas Irineópolis tem um paciente em internamento. As demais cidades: Três Barras, Papanduva, Itaiópolis, Monte Castelo, Papanduva e Major Vieira têm somente pacientes em tratamento domiciliar. Bela Vista do Toldo não divulgou a situação dos casos ativos.

Embora tenha ocorrido uma alta de casos em 2022 atribuída as festas de fim de ano, houve queda no número de mortes na região em relação ao número de casos, o que demonstra relação direta com o avanço da imunização contra a covid-19. Apenas Mafra registrou duas mortes pela doença entre os dias 13 e 15 de janeiro. Porto União não registra óbitos por covid-19 há 69 dias e Canoinhas registrou a última morte em 12 de novembro do ano passado.

Nesta semana, o chefe Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, emitiu um alerta aos líderes mundiais de que a pandemia de coronavírus “não está nem perto do fim”. Ele advertiu contra a suposição de que a variante ômicron seja mais suave do que as anteriores, e de que, portanto, seria uma ameaça menor.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?