sexta-feira, 26

de

abril

de

2024

ACESSE NO 

Planalto Norte: 64,11% do público vacinável já tomaram duas doses contra a covid-19

Últimas Notícias

Mais de 127 mil pessoas já tomaram a segunda dose da vacina ou a dose única na região

- Ads -

Nesta sexta-feira, 16, o Governo de Santa Catarina lançou o novo vacinômetro, que permite acompanhar o número de vacinados contra a covid-19 em todo o Estado. Até a manhã deste sábado, 16, o total de doses aplicadas em Santa Catarina era de 9.429.487, de acordo com o novo sistema. Os dados mostram que o Estado já atingiu 89,28% da população vacinável, ou 75,38% da população em geral. Já são 3.828.049 catarinenses que completaram o esquema vacinal, ou seja, tomaram as duas doses, o que representa um total de 62,52% da população vacinável (pessoas com mais de 12 anos), ou 52,78% da população geral.

:: O novo vacinômetro pode ser acessado aqui 


Nas dez cidades que integram o Planalto Norte: Canoinhas, Três Barras, Bela Vista do Toldo, Major Vieira, Irineópolis, Itaiópolis, Mafra, Porto União, Monte Castelo e Papanduva, mais de 127 mil pessoas já completaram a vacinação contra a covid-19, que dá uma média de 64,11% da população vacinável ou 52,75% da população geral. Mais de 182 mil pessoas tomaram a primeira dose na região, 8.388 receberam a dose única e outras 118.922 receberam a segunda dose.

Canoinhas é a cidade que mais vacinou com a primeira dose. Foram imunizadas com a dose um 47.406 canoinhenses. Outros 1.873 municípes foram imunizados com a dose única da Janssen e 25.529 pessoas receberam a segunda dose, somando um total de 27.402 imunizados no município. Foram atingidos 104,18% da população vacinável com a primeira dose, ou seja, ultrapassou a estimativa. Em relação a população em geral, esse percentual com a primeira dose chega a 87,02%. Crianças de zero a 12 anos não tomam a vacina.

Mafra, no entanto, apesar de ter aplicado menos doses que Canoinhas, é o município com maior número de vacinados com a segunda dose. 28.144 mafrenses estão com o esquema vacinal completo. Porém, de acordo com os dados inseridos no novo vacinômetro, Mafra ainda não aplicou nenhuma dose de reforço e nem doses adicionais.

Porto União é a cidade que mais avançou nas doses de reforço: 632 idosos, imunossuprimidos ou profissionais da saúde receberam a terceira dose. O município tem um total de 19.419 imunizados.

Outro destaque é o município de Monte Castelo, que tem a maior porcentagem de vacinados com a segunda dose ou dose única: 71,95%. Em relação a população geral, Monte Castelo também atinge o maior percentual que é de 59,44%.

As duas cidades com menor percentual da população vacinável com a segunda dose são Bela Vista do Toldo e Major Vieira, que vacinaram pouco mais de 57%. As cidades que aplicaram menor percentual de doses na população vacinável são Bela Vista do Toldo e Irineópolis, com 84 a 85%.

Veja os dados da região:

Fonte: Vacinômetro SC – 16/10/2021 às 8h.

NOVO VACINÔMETRO

A ferramenta será atualizada diretamente da base de dados do Ministério da Saúde (MS). “Na primeira versão do vacinômetro, os municípios atualizavam três vezes por semana o total de doses aplicadas, ao mesmo tempo em que registravam as informações no Sistema Nacional. Eventualmente, poderiam ocorrer certas inconsistências entre os dados registrados na base estadual e na base nacional. Com a mudança, o dado que o município informar para a base nacional será carregado automaticamente para o nosso vacinômetro estadual”, explicou o superintendente de vigilância em saúde, Eduardo Macário.

O banco de dados também conta agora com relatórios atualizados de doses aplicadas e a cobertura vacinal atualizada dos 295 municípios catarinenses. Para isso, o Estado recomenda que essa atualização, por parte das secretarias municipais, seja realizada em até, no máximo, 48 horas após a aplicação da dose.

“Houve um conjunto de fatores que nos fez chegar até aqui. Nosso Estado é reconhecidamente um dos melhores, se não o melhor, no enfrentamento da pandemia contra o coronavírus. E é preciso acompanhar cada nova etapa. O vacinômetro não é exceção ao processo. Com a nova plataforma, nós queremos provocar os municípios para um registro ainda mais rápido e transparente”, destacou o secretário da Saúde André Motta Ribeiro.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?