sábado, 4

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Pintura do Sagrado polemiza nas redes sociais

Últimas Notícias

Internautas protestaram contra a alteração das características do prédio

- Ads -

A direção da Escola de Educação Fundamental (EEF) Sagrado Coração de Jesus emitiu uma nota nas redes sociais depois que uma postagem da fotógrafa Fátima Santos mostrou que a pintura está sendo alterada. Internautas criticaram a mudança nas características do prédio que sempre teve o tom escuro e que passa a ter as cores do Estado de Santa Catarina.

Na nota, o diretor James Brey explica que desde 2021 o Sagrado começou a trilhar uma nova história e levanta alguns pontos, explicando sobre a pintura e a reforma do prédio. Leia a seguir:

  1. Desde Agosto de 2021 a área do terreno e prédio onde está a Escola foram adquiridos pelo Governo do Estado de Santa Catarina. A Escola era de propriedade das Irmãs Franciscanas e que não tinham há anos interesse em ficar com este patrimônio. Foram 17 anos de insegurança a respeito disso.
  2. O prédio atualmente é do Estado de Santa Catarina, desta forma devemos respeitar e cuidar do patrimônio público.
  3. A pintura e as cores das Escolas da rede estadual de Santa Catarina são feitas de acordo com decreto estadual que estipulou o regramento no processo licitatório. As cores vermelha e palha fazem parte do padrão de todas as Escolas e não somente do Sagrado.
  4. Estamos recebendo dezenas de obras de reparos, manutenção e reformas. Foram décadas sem receber esses serviços de forma mais efetiva, tudo porque a Escola não pertencia ao Estado.
  5. Nossa comunidade tentou manter a cor tradicional, porém respeitando a legislação estamos recebendo a pintura conforme decreto.
  6. O prédio não é tombado pelo patrimônio histórico.
  7. A direção da Escola luta incansavelmente para manter a história da Escola, mas também olha para frente.
  8. As adaptações de acessibilidade e segurança continuaram sendo feitas dentro da lei, para que a comunidade tenha um local seguro e confortável. Contudo, pessoalmente estamos muito felizes com todos os serviços feitos em nossa Escola. Temos que pensar em preparar nossa Escola para futuro. Nunca vamos esquecer do passado, mas não podemos morar eternamente nele.

Ainda segundo James, o Colégio Sagrado possui um acervo histórico riquíssimo. Em seu plano de gestão, eleito em 2019 por 96% de aprovação pela comunidade, foi colocada a prioridade de transformar a antiga capela em um museu. “Por isso, montamos uma equipe que já iniciou a elaboração do projeto para implementação do museu. Esse será o local para manter a história da Escola e de Canoinhas viva. Então, a história está sendo respeitada, o restante seguimos pensando em frente. Logo, vem o Ensino Médio e tenho certeza que seremos excelência no pedagógico e na infraestrutura”, afirma o diretor do Sagrado em uma segunda postagem.

Equipe do Sagrado que no início do ano debateu o projeto da implantação de um museu na escola/Facebook/James Brey
- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?