Área equivale a 40 campos de futebol
Uma área de 330 mil metros quadrados equivalente a 40 campos de futebol. Este é o tamanho do local onde há mais de 60 anos idealiza-se a construção de um parque municipal para Canoinhas. A área alagadiça entre as ruas Guilherme Prust e Adolfo Bading, no distrito do Campo d’Água Verde, possui três lagoas que resultaram da extração de argila da Olaria Prust.
A ideia foi apresentada inicialmente no 1º Conclave Socioeconômico do Planalto Norte e Sul do Paraná em setembro de 1959, durante o governo de Herbert Ritzmann. O projeto nunca foi executado por falta de recursos financeiros.
Em 2005, uma comissão multidisciplinar foi criada para apreciação do projeto, mas a escassez de verba novamente inviabilizou a execução.
No ano passado, mais especificamente no mês de setembro, foi lançada a pedra fundamental do parque pelo ex-prefeito de Canoinhas Beto Passos. A esperança era utilizar verbas do Plano Mil, um programa do governo do Estado que deve repassar aos municípios um total de R$ 1 mil por munícipe, para tirar do papel projetos que promovam qualidade de vida e desenvolvimento. Contudo o vereador Marcos Homer, pediu a remoção da pedra, visto que a obra nem sequer foi licitada.
O projeto causa conflito de opiniões. De um lado, um grupo acredita na melhora da qualidade de vida ao fato de que Canoinhas não possui locais destinados ao lazer, como um parque, ao passo que outros apoiam a utilização da verba em outros projetos que promovam desenvolvimento ao município.
Confira no player acima.