Parceria com a UFSC permitirá a troca de conhecimento entre academia e indústria
No dia 8 de maio de 2025, a equipe da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), composta pela professora Dra. Priscila Moraes, Dr. Rafael Pereira Heckler (Médico Veterinário), mestre Sebastião Ferreira Magagnin (Engenheiro Agrônomo) e o aluno de Zootecnia, Thiago Miranda, reuniu-se com Ludgero Gonçalves, diretor comercial da Coelho Nobre, sediada em Irineópolis.
Nesta reunião foi firmada uma importante parceria com o objetivo de promover avanços na cunicultura e impulsionar o desenvolvimento da cadeia produtiva de coelhos no Estado.
A parceria, que envolve a colaboração de professores e alunos da UFSC, tem como principal foco a melhoria dos processos produtivos e o atendimento às demandas do mercado. “A ida de representantes da universidade ao abatedouro foi uma oportunidade para estreitar laços, discutir melhores práticas e explorar formas de comercialização mais eficientes dos excedentes de produção, contribuindo para a sustentabilidade econômica dos produtores de coelhos da região”, explica Gonçalves.
A Coelho Nobre, que se destaca pela qualidade de seus produtos, desempenha um papel fundamental na cadeia de abate e comercialização de carne de coelho, um mercado em crescente expansão em Santa Catarina. A parceria com a UFSC permitirá a troca de conhecimento entre academia e indústria, com a promessa de inovação e melhorias no setor.
“Estamos confiantes de que essa colaboração abrirá novas oportunidades para a cunicultura catarinense. A UFSC tem um papel essencial na formação e capacitação de profissionais e no desenvolvimento de soluções sustentáveis para o setor rural. A parceria com o Coelho Nobre é mais um passo importante nesse caminho”, afirmou a professora Priscila Moraes, coordenadora do projeto de extensão “Conexões dos Saberes para uma cunicultura sustentável, um ambiente de comunicação entre a universidade e o campo”
Com iniciativas como essa, a UFSC reafirma seu compromisso com a pesquisa aplicada e a integração entre o meio acadêmico e o setor produtivo, promovendo uma agricultura e pecuária cada vez mais sustentável e inovadora em Santa Catarina.
Gonçalves destaca que a carne de coelho é uma fonte importante de proteína e nutrientes essenciais, sendo uma alternativa saudável e nutritiva para consumo humano, especialmente para quem busca uma dieta rica em proteínas e baixa em gordura.