terça-feira, 7

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Paraguaios conhecem produção de erva-mate canoinhense

Últimas Notícias

Visita técnica da comitiva paraguaia foi realizada neste mês

- Ads -

Canoinhas recebeu comitiva de paraguaios na semana passada com o objetivo de conhecer o sistema de produção da erva-mate e as inovações em subprodutos à base da planta. Estiveram em Canoinhas produtores, gerentes das associações de produtores de erva-mate, membros do Centro Paraguaio da Erva-Mate, indústrias, funcionários do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e da Federação de Cooperativas de Produção (Fecoprod) e do centro fitoterápico paraguaio.

A viagem foi realizada pelo Projeto Fortalecimento da Cadeia de Valor Agropecuária no Paraguai (Avance), desenvolvido pelo Mapa e Fecoprod com a assistência da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica).

No âmbito desse projeto, a realização da viagem técnica ao Brasil teve o propósito de conhecer exemplos de iniciativas para o fortalecimento da cadeia de valor da erva-mate no Brasil e estudar como elas podem ser aplicadas para fortalecer a cadeia de valor paraguaia, e vice-versa, também compartilhar o trabalho que realizam no Paraguai.

Essa iniciativa da visita surgiu no Congresso Sul Americano de erva-mate, onde o pesquisador da Epagri, Gilcimar Adriano Vogt, fez o contato e intermediou a visita à Santa Catarina.

Segundo Luis Mario Dranka, secretário de Desenvolvimento Econômico do Município de Canoinhas, o projeto de Indicação Geográfica da Erva-mate do Planalto Norte de Santa Catarina chamou atenção das instituições paraguaias. Canoinhas foi inserida no roteiro da viagem técnica. “Intercâmbios entre os países produtores da mate fortalecem a cadeia produtiva”, salienta Dranka.

Em Canoinhas tiveram a oportunidade de visitar a Ervateira Yacuy, verificando todo o processo de modernização que vem passando a empresa e a variabilidade de produtos produzidos a base de erva-mate.

Também foi realizada a visita técnica na propriedade de Marcos Antônio Holler com ervais implantados e manejados nos padrões da Indicação Geográfica de nossa região, que são conduzidos junto à floresta sombreada por araucárias no Sistema Agroflorestal.

“Foi uma forma de demonstrar as técnicas implantadas em ervais nativos há mais tempo manejados e novas tecnologias implementadas pela Epagri”, explica Juliano de Oliveira, extensionista da Epagri de Canoinhas.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?