sexta-feira, 2

de

maio

de

2025

ACESSE NO 

Para secretário de Saúde, Santa Catarina já está na terceira onda da pandemia

Últimas Notícias

- Ads -

André Motta Ribeiro disse em entrevista que houve aumento de 20% no número de casos

O secretário de Saúde de Santa Catarina, André Motta Ribeiro, disse nesta quarta, 23, em entrevista ao programa Bom Dia Santa Catarina, da NSC TV, que a terceira onda da pandemia de covid-19 já começou no Estado. “A terceira onda iniciou. Nós temos hoje um número médio de casos por dia quase 20% maior do que nós tínhamos no mês passado. Felizmente não se refletiu ainda na necessidade de terapia intensiva, mas ainda temos algumas semanas de atenção nessa questão”, explicou.

Até esta quarta-feira, foram confirmados 1.035.042 casos e 16.496 óbitos causados pela covid-19. Os dados mostram ainda que 21.110 pessoas estão infectadas pelo vírus neste momento. Dos 1.527 leitos de UTI Adulto existentes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina, há 1.471 ocupados, sendo 952 por pacientes com confirmação ou suspeita de infecção por coronavírus. A ocupação é de 96,3%.

A estimativa do Governo do Estado é que 288 municípios tenham casos ativos. Atualmente, a regional de saúde com mais casos ativos proporcionalmente à população é Meio-Oeste, com 515 para cada 100 mil habitantes. Em seguida, estão Xanxerê (468) e Serra (440).




VACINA

Na entrevista, o secretário também falou sobre a expectativa em vacinar até julho deste ano 25% da população catarinense. O balanço da imunização aponta que mais de 2 milhões de pessoas já receberam a primeira dose da vacina. A segunda aplicação foi feita em 778.994, o que representa 10,74% dos habitantes de Santa Catarina.

Ele explicou também que pelo menos 100 mil pessoas não apareceram para tomar a segunda dose da vacina. “Há a necessidade da população entender que para estarmos completamente imunizados precisamos da segunda dose. É importante que a gente transporte esse alerta”, afirmou.