sábado, 4

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Orildo Severgnini e mais 47 detentos são transferidos da UPA de Canoinhas

Imagem:Arquivo

Últimas Notícias

Condenado, ex-prefeito de Major Vieira foi para o Presídio de Joinville

- Ads -

Quarenta e oito detentos da Unidade Prisional Avançada (UPA) de Canoinhas foram transferidos nos últimos dias. A medida foi tomada devido a superlotação da unidade que, na semana passada, teve duas fugas de internos.

Os 48 detentos foram distribuídos em presídios, penitenciárias e unidades prisionais de Curitibanos, Campos Novos, Criciúma, Barra Velha, Itapema, Joinville e Penitenciária Industrial de São Cristóvão do Sul.

Entre os transferidos está o ex-prefeito de Major Vieira, Orildo Severgnini, condenado a mais de 50 anos de prisão em uma das fases da Operação Et Pater Filium. Servegnini, também ex-presidente da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam), seu filho, Marcus Vinicius Brasil Servegnini e os empresários, Décio Pacheco e Décio Pacheco Júnior, foram condenados por crimes de organização criminosa, corrupção, fraudes à licitação e lavagem de dinheiro. Marcus, que também cumpria pena em Canoinhas, também foi transferido. Os Pacheco recorrem da sentença em liberdade.

Pela legislação, de fato, Orildo e o filho não poderiam cumprir pena na UPA de Canoinhas porque o modelo de UPAs é para detentos sem sentença, o que não é o caso dos dois. Orildo foi transferido para o Presídio de Joinville. Já no caso de Marcus, a reportagem não conseguiu confirmar seu destino já que, segundo a Secretaria de Administração Prisional, “transferências não são informadas por questão de segurança”.

ORILDO RESPONDE A OUTRAS AÇÕES

A condenação no caso de envolvimento com empreiteiras dos Pacheco é resultado da primeira de uma série de ações que Orildo e o filho respondem na Justiça no espectro da Et Pater Filium e suas seis fases. Correm paralelamente outros processos por corrupção passiva e ativa que envolvem outros empreiteiros, o prefeito, também preso, de Bela Vista do Toldo, Adelmo Alberti, e um ex-secretário municipal de Bela Vista do Toldo. Há ainda acusações envolvendo fraudes no transporte escolar e uso de prepostos (laranjas) para cometer ilícitos.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?