Além de administrar o município, Krautler foi secretário de obras e vereador
Para celebrar os 111 anos de emancipação político administrativa de Canoinhas, o JMais reúne entrevistas com pioneiros nos mais diversos segmentos. Na semana passada postamos uma entrevista com Maria de Lourdes Brehmer.
Desta vez, ouvimos Orlando Krautler. Ele foi prefeito de Canoinhas de 1997 à 2004 e traz nesta entrevista suas raízes, passando pelo momento em que chegou a Caninhas em 1982, o enfrentamento da enchente de 1983, sua vida política e comentários sobre o desenvolvimento.
Natural de Lages, Krautler chegou a Canoinhas em 1982 após formar-se em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná. Trabalhou como engenheiro da prefeitura em um dos períodos mais difíceis do município, a enchente de 1983. Ele considera um dos mais importantes trunfos a realocação da população que vivia na área alagadiça de Canoinhas.
Foi secretário de obras e surpreendeu ao ser eleito vereador como o segundo mais votado nas eleições de 1988, já que não era colocado em nenhuma pesquisa entre os favoritos.
Em 1997 foi eleito prefeito do município. “A prefeitura vivia uma situação muito delicada, ela devia 50% da sua arrecadação anual. Isso impedia a abertura de financiamento para novos investimentos. O primeiro financiamento que conseguimos fazer foi depois do sétimo ano como prefeito”, diz Krautler sobre os desafios da sua gestão. O ex-prefeito se orgulha de ter realizado a nucleação das escolas que na época eram isoladas.
Confira a entrevista na íntegra no player acima.