quinta-feira, 2

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Nível do rio Canoinhas passa de 8 metros e supera enchente de 2014

Últimas Notícias

Em termos de cheia atual enchente só é superada pela de 1983

- Ads -

A enchente que levou o nível do rio Canoinhas a 8,42 metros às 17h30 desta quinta-feira, 12, elevou a atual cheia a segunda maior de que se tem notícias, superando a de 2014 (7,63 metros) e perdendo somente para a de 1983, a maior de que se tem notícia. Naquele ano, o rio Canoinhas transbordou de tal forma que cobriu a ponte sobre o rio na altura da BR-280.

Assista a reportagem de Alexandre Douvan sobre os 40 anos da enchente de 1983:

Em termos de nivel do rio, a água chegaria tão alto às 12h de 11 de junho de 2014: 7,63 metros, ultrapassando a marca da enchente de 1992, conforme arquivo do jornal Correio do Norte. Só foi menor que a de 1983.

Situação semelhante se espalhava pela região. “Essa é uma das maiores enchentes da nossa história”, disse em entrevista à Band FM o então prefeito de Mafra, Roberto Agenor Scholze. O rio Negro atingiu 13 metros. Havia 650 famílias fora de casa na cidade. Em Canoinhas famílias deixavam suas casas em um ritmo frenético, especialmente no Campo d’Água Verde. Ruas do centro ficaram alagadas. Aulas foram canceladas e o comércio do centro foi prejudicado. Dez mil pessoas foram afetadas, o que corresponde a 20% da população.

Em Três Barras a situação era ainda mais dramática. Quinze mil pessoas foram afetadas pela enchente, ou seja, 75% da população. Em Major Vieira, 55 famílias tiveram de deixar suas casas. Irineópolis contabilizou 216 pessoas desalojadas. Já em Bela Vista do Toldo foram 26 famílias fora de casa.

Em Porto União, 540 famílias foram desalojadas.

Relembre a enchente de 2014 na região em vídeo feito pela Ferpa Filmes e fotos:

12 DE OUTUBRO DE 2023

Cenário muito semelhante ao de 2014 está sendo visto nesta quarta-feira, 12 de outubro de 2023. Já são mais de 1,4 mil pessoas fora de casa em Três Barras e 113 famílias em Canoinhas, sendo que estes números não param de subir. Em Mafra já são 550 pessoas fora de casa e o nível do rio Negro chega a 10,4 metros.

Um vídeo gravado pela assessora de imprensa da prefeitura de Canoinhas mostra que o rio Canoinhas pode cobrir a BR-280 no trecho do Campo d’Água Verde:

Somente nesta quinta, 56 famílias foram retiradas de casa com apoio da prefeitura e voluntários em Canoinhas. Cem pessoas estão em abrigos públicos municipais. Cinco locais estão recebendo famílias que foram atingidas pela enchente. Choveu mais de 100 milímetros desde a noite de quarta, 11.

Imagem aérea da enchente em Canoinhas nesta quinta/Divulgação

Servidores públicos da prefeitura de Canoinhas, instituições de segurança e salvamento e voluntários estão ajudando na retirada das famílias de suas residências. “Somente neste feriado a prefeitura auxiliou em 56 mudanças, mas o número de famílias que saíram de casa é ainda maior porque há quem não pediu apoio”, informa a prefeita Juliana Maciel.

Somadas as 57 famílias já retiradas na quarta, sobe para 113 o número de famílias que a prefeitura auxiliou – destas, 23 estão em abrigo público, as demais foram para casa de parentes.

Trinta animais estão em abrigo público. A prefeitura está recebendo pets somente das famílias que estão em abrigos mantidos pela prefeitura.

DOAÇÕES

A prefeitura de Canoinhas iniciou campanha de arrecadação de donativos para as famílias atingidas pela enchente e que estão nos abrigos públicos. Podem ser doados os seguintes itens de alimentação e higiene pessoal: óleo, arroz, feijão, macarrão, bolacha, trigo, leite, frango, café, filtro de café e margarina. Sabonete, escova de dente, pasta de dente, absorvente e xampu.

As doações podem ser feitas no Mercado Público Municipal ou então no 3º Batalhão de Polícia Militar.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?