sexta-feira, 26

de

abril

de

2024

ACESSE NO 

Na sexta fase da Et Pater Filium, Gaeco cumpre mandados na Câmara de Vereadores de Major Vieira

Últimas Notícias

Três pessoas foram presas em Major Vieira, Papanduva e Monte Castelo

- Ads -

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), por meio do Grupo Especial Anticorrupção (Geac) e do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organização (Gaeco) deflagrou nesta quarta-feira, dia 1º, em apoio à 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Canoinhas, a sexta fase da Operação Et Pater Filium. Foram cumpridos três mandados de prisão preventiva e seis mandados de busca e apreensão nos municípios de Papanduva, Monte Castelo, Major Vieira, Santa Cecília e Itajaí, deferidos pelo Juízo da Vara Criminal da Comarca de Canoinhas. 

O trabalho é fruto do desdobramento das investigações realizadas das fases anteriores da Operação Et Pater Filium em que se apuraram crimes contra a administração pública e outros na região do planalto norte, envolvendo agentes públicos e particulares. 

Nesta fase, investigam-se atos de fraudes à licitação, peculato desvio e lavagem de dinheiro referentes a contratos de prestação de serviços de ônibus. As investigações indicam que, apesar de contratadas para prestarem serviços de transporte de alunos, as empresas não forneciam os motoristas, o combustível e nem executavam a manutenção dos ônibus, custos que eram arcados pelo município de Major Vieira e propiciavam desvio de valores. 

A operação foi realizada com a participação de membros do Ministério Público integrantes do Geac, policiais com atuação no Gaeco, além da colaboração do Instituto Geral de Perícias (IGP).  

Nas buscas foram apreendidos documentos e objetos que serão analisados pelas equipes de investigação e apresentados em juízo. Um dos alvos de mandado de busca e apreensão foi a Câmara de Vereadores de Major Vieira. A reportagem ainda não conseguiu apurar quem foram os presos na operação.

A denúncia contra os investigados será apresentada nos próximos dias pelos promotores que integram a Força Tarefa criada pela PGJ para acompanhar a Operação Et Pater Filium. 

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?