quinta-feira, 18

de

abril

de

2024

ACESSE NO 

Na Educação, ano teve projetos inovadores e escolas públicas em destaque nacional

Últimas Notícias

- Ads -

UNC formou primeira turma de Medicina

- Ads -

Várias escolas públicas e privadas da região de Canoinhas foram destaques em 2023, desde projetos inovadores, prêmios e ótimos desempenhos em provas nacionais.

Começamos o ano com a aluna do curso técnico integrado em Alimentos do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) do câmpus Canoinhas, Julia Mirela Engel Raabe, selecionada através do programa Jovens Embaixadores 2023, embarcando em janeiro para a capital norte-americana, Washington, e que depois seguiu para outras cidades norte-americanas, em um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos.

Em fevereiro, o JMais contou a história do pequeno canoinhense de sete anos, Benjamin do Nascimento, que foi aprovado no Mensa Brasil, uma escola voltada a pessoas com altas habilidades presente em mais de 100 países.

Em março, um projeto desenvolvido na Escola Julia Baleoli Zaniolo foi aprovado na primeira seletiva do prêmio nacional Educador Transformador, que considera atividades que desenvolvam competências, habilidades e atitudes empreendedoras nos estudantes.

Na contramão, por determinação do Ministério da Educação (MEC), o prazo de implementação do novo Ensino Médio foi suspenso para serem feitas adequações no sistema. Com isso, escolas de Canoinhas paralisaram implementação do novo Ensino Médio. Em entrevista ao JMais, professores debateram as potencialidades e falhas do novo modelo.

O Grupo Escolar Municipal Ney Pacheco de Miranda Lima, da rede pública municipal de Canoinhas, também esteve em alta em 2023. A escola foi premiada pelo Ministério da Educação em maio no II Congresso Internacional de Alimentação Escolar. Orientados pela professora Larissa Del Gobo Kruger Baluta e pela monitora Adriane Jurek Biluk Lukachinski, os alunos do Pré-escolar desenvolveram projeto para resgatar os segredos da culinária passada de geração em geração no município.

Já em junho, o aluno João Victor Witt Ludka, estudante da EEB João José de Souza Cabral, recebeu medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

Inovador, o projeto do Grupo Escolar Municipal Reinaldo Kruger que cultiva plantas sem uso de adubação química em sistema hidropônico, totalmente orgânico, venceu o 24º Prêmio Fritz Müller do Instituto do Meio Ambiente (IMA), do Governo do Estado de Santa Catarina. O prêmio concedido em novembro, foi recebido pelos instrutores Valdir Morsch (agrícola) e André Luis de Brito (informática). 

Em agosto, a Universidade do Contestado realizou a aula inaugural da primeira turma de Medicina da UNC Porto União. Em julho, a mesma Universidade do Contestado realizou também a cerimônia de colação de grau da primeira turma de Medicina do Campus Mafra, no Cine Teatro Emacite. Somados à segunda turma, formada em dezembro, são mais de 70 novos médicos graduados pela UNC e preparados para atuar.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?