sexta-feira, 2

de

maio

de

2025

ACESSE NO 

Mutirão castra mais de 450 animais em Canoinhas

Últimas Notícias

- Ads -

Todos os procedimentos foram bem-sucedidos

Um mutirão castrou 269 cachorros e 197 gatos em Canoinhas. Os procedimentos aconteceram nos dias 16 e 17 de dezembro de 2022 e 3 a 5 de fevereiro de 2023. Quem realizou o trabalho foi uma empresa licitada com o apoio de voluntários do Grupo Resgates e outros colaboradores.

A verba para os procedimentos veio de uma emenda parlamentar do deputado federal Carlos Chiodini (MDB), que destinou R$ 150 mil para assuntos relacionados à saúde no município. Desse montante, R$ 75 mil foram destinados ao controle populacional de cães e gatos.

Além da emenda parlamentar, a prefeitura de Canoinhas também disponibilizou uma linha de ônibus para as pessoas pudessem levar os animais para a realização da cirúrgia.

De acordo com dados da Associação Humanitária de Proteção e Bem-Estar Animal (Arca), a proporção é do nascimento de 15 cães e 45 gatos para cada bebê humano. Considerando a idade reprodutiva desses animais, em apenas seis anos uma cadela e seus descendentes (filhos, netos, bisnetos etc.) podem gerar cerca de 64 mil filhotes.

De acordo com a vereadora Tati Carvalho (MDB), que trabalha na articulação de recursos para a causa animal e mencionou o mutirão na reunião da Câmara de terça-feira, 7, as castrações realizadas em Canoinhas contribuiram para evitar a proliferação de animais abandonados. “Seguindo essa lógica e dados, com a castração de 197 gatos, evitamos a reprodução de 82.740.000 gatos e com a castração de 269 cães evitamos a reprodução de 18.023.000 cães”, analisa Tati.

Nenhum dos animais castrados nos cinco dias em que o mutirão aconteceu morreu ou teve complicações.