sexta-feira, 3

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Município diz que pacientes covid poderão ser atendidos na UTI Geral do HSCC

Últimas Notícias

Hospital Santa Cruz diz que isso é impossível

- Ads -

A secretária de Saúde de Canoinhas, Kátia Oliskovicz, disse na tarde desta quarta-feira, 2, que os pacientes diagnosticados com covid-19 em Canoinhas e que necessitarem de internamento continuaram sendo atendidos na cidade. Isso porque, segundo ela, o Hospital Santa Cruz de Canoinhas (HSCC) possui dois leitos exclusivos para pacientes com covid na UTI Geral. Ela explica que como o Estado mantém esses leitos, ou seja, paga por eles, o paciente que for colocado no sistema de regulação do Estado com diagnóstico de covid será direcionado para o HSCC. “O Estado irá pagar a ocupação do leito como UTI geral, com o procedimento da covid conforme a tabela”, explica, afirmando que não cabe ao Município atender os casos de internamento em UTI, mas sim, ao Estado. “UTI não é responsabilidade do município e sim do Estado”, ressalta.

O HSCC, contudo, não vê as coisas sob a mesma ótica. A diretora administrativa do Hospital, Karin Adur, diz que conforme portaria do Ministério da Saúde editada em 31 de dezembro de 2021, está proibido converter leitos de UTI geral em leitos para atender pacientes com covid, dada a alta contaminação da doença. A portaria diz o seguinte:

“Esta Portaria não se aplica a leitos convencionais de UTI Adulto e Pediátrico estabelecidos na Portaria de Consolidação GM/MS nº 3, de 28 de setembro de 2017, ficando vedada a conversão de leitos de UTI convencional em leito de UTI Covid, adulto ou pediátrico.”

Sobre essa portaria, Kátia diz que a despeito dela, o Estado foi quem lhe afirmou que é possível ocupar leitos da UTI geral para pacientes com covid.

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Estado da Saúde, mas até a publicação desta reportagem, não havia sido atendida.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?