Veículo não tinha irregularidades e condutor não quis relatar nada à PM
Um motorista de um Gol foi detido na noite deste domingo, 27, após efetuar manobras perigosas no distrito do São Cristóvão, em Três Barras. Uma equipe policial que fazia rondas pela avenida Abraão Mussi, flagrou o motorista fazendo “cavalo de pau” e “zerinho” com o Gol, levantando uma grande nuvem de poeira. Foram observados vários sinais da manobra no chão.
Diante do flagrante, os policiais abordaram o condutor. Ele foi identificado, era habilitado e não quis relatar nada aos militares.
Foram feitas as devidas autuações e o veículo foi liberado para um condutor habilitado. Em consulta aos sistema da Polícia Militar (PM), foi constatado que o veículo não possuía irregularidades.
Já o condutor, teve a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) recolhida e foi encaminhado a Delegacia de Polícia Civil de Canoinhas.
MANOBRAS PERIGOSAS
No “cavalo-de-pau” o condutor realiza uma freada brusca e giro ou guinada do volante, fazendo o veículo derrapar e dar meia volta até parar em posição invertida. No “zerinho”, o motorista fica rodando com o carro, parado no mesmo lugar e rodando em torno de si, enquanto os pneus de trás “cantam” e expelem fumaça por causa da alta rotação e o atrito do asfalto.
De acordo com o artigo 175, do Código Brasileiro de Trânsito, utilizar-se de veículo para demonstrar ou exibir manobra perigosa, mediante arrancada brusca, derrapagem ou frenagem com deslizamento ou arrastamento de pneus, requer infração – gravíssima, com penalidade – multa (dez vezes), suspensão do direito de dirigir e apreensão do veículo.