segunda-feira, 13

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Monte-castelense é empossada no Conselho Federal de Farmácia

Últimas Notícias

Saraí Hess Harger assume o cargo de conselheira federal titular até dezembro de 2027

- Ads -

A farmacêutica de Monte Castelo, Saraí Hess Harger, foi empossada nesta semana para um mandato de quatro anos como conselheira federal titular de Santa Catarina pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF). Ela foi eleita entre três candidatas, vencendo com uma diferença de apenas 10 votos para a segunda colocada e assume o cargo no dia 1º de janeiro de 2024 até 31 de dezembro de 2027. Esta é a primeira vez que um representante do Planalto Norte é eleito conselheiro federal, sendo apenas uma vaga por estado. Saraí será a representante de Santa Catarina, junto com o conselheiro federal suplente que é o professor Cláudio Guimarães, que leciona Farmacologia na Universidade Regional de Blumenau (Furb).

Saraí explica que o Conselho de Classe da profissão farmacêutica é composto um conselho regional com diretoria, quatro conselheiros regionais e um representante federal, que também tem um suplente. “Eu tive um primeiro mandato que iniciou em 2019 e está findando agora no final ano de 2023 que é de conselheira regional. Ou seja, eu fui eleita com outros 12 colegas para exercer o mandato de quatro anos aqui em Santa Catarina. Durante esses quatro anos, participei de vários grupos de trabalho relacionados, principalmente relacionados a farmácia comunitária, que é o meu local de ação. Mas participei também de grupos de trabalho sobre legislação farmacêutica, saúde mental e bem-estar do farmacêutico. Basicamente o meu trabalho como conselheira regional focou muito na farmácia comunitária”, conta Saraí.

O objetivo principal do conselheiro federal, segundo Saraí, é captar as demandas do Conselho Estadual e conseguir articular essas demandas ao nível federal. “O que a gente consegue muito para Santa Catarina são cursos de qualificação para os farmacêuticos em diversas áreas, porque hoje a profissão farmacêutica tem mais de 130 áreas de atuação. Entre elas: análises clínicas, que é um clássico da profissão, farmácia comunitária, saúde pública, farmácia estética, ozonoterapia, acupuntura, todas as áreas das práticas integrativas, indústria, farmácia de manipulação, tecnologia de alimentos, indústria de alimentos, entre outras”.

Como conselheira federal, Saraí terá a obrigação de captar demandas de todas essas áreas dentro do estado e de promover tanto o desenvolvimento regulatório, quanto o desenvolvimento prático, de qualificação. “Para isso, a gente conta muito com a participação tanto do Conselho Regional, quanto do Conselho Federal. Esse ano, um diferencial que teremos para os próximos quatro anos é que tanto o Conselho Federal quanto o Conselho Regional de SC estão articulados, pertencem ao mesmo grupo político, o que torna tudo mais fácil, pois as pessoas olham na mesma direção”, ressalta.

Outra questão que a nova conselheira federal pretende estar à frente é que se consiga regulamentar as áreas que ainda necessitam de segurança regulatória mais específica. Segundo ela, já foi iniciado um trabalho de conversa com a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), com o objetivo de montar uma Frente Parlamentar, em defesa da assistência farmacêutica em SC. “Essa frente parlamentar vai ser muito importante se conseguirmos, já iniciamos as tratativas de conversar com os deputados e até agora a conseguimos um apoio muito interessante. Temos uma equipe técnica no Conselho Estadual pronta para nos auxiliar, com todas as informações técnicas que são necessárias para dar o respaldo que os deputados precisam para nos defender em relação a projetos de lei e outras necessidades, alterações em algumas leis que já estão em vigor, mas que não ajudam a nossa categoria. Estamos lutando também pelo piso nacional farmacêutico, unificado, que ainda não existe”, comenta.

Em Santa Catarina, há mais de 15 mil farmacêuticos e mais de 4 mil farmácias comunitárias. “Temos assistência farmacêutica em praticamente todos os municípios com farmácias do SUS mais bem equipadas do que numa média dos outros estados e temos um índice muito grande de farmácias que tem o programa Farmácia Popular do Brasil. SC é um estado que tem pleno emprego, não existem farmacêuticos desempregados aqui, porque a nossa fiscalização é bem atuante, temos um aporte farmacêutico, principalmente dos estados do norte e nordeste, mas recebemos muitos farmacêuticos por ano de Rondônia, da Bahia, do Maranhão, do Piauí, do Pará, do Amazonas, muitos de Minas Gerais. Temos recebido muitos farmacêuticos que vêm em busca não só de melhores salários, mas também de uma qualidade de vida melhor. Os farmacêuticos vêm para cá, trazem suas famílias e ficam aqui por muitos anos”

A atual diretoria do Conselho Federal de Farmácia foi reeleita por unanimidade pelos integrantes do plenário na quarta-feira, 20, e permanece à frente da entidade pelos próximos dois anos. Seguem no cargo: o presidente Walter Jorge João (PA), a vice-presidente, Lenira da Silva Costa (RN), o secretário-geral, Gustavo Pires (PR) e o tesoureiro João Samuel Meira (PB). Já os conselheiros federais empossados têm mandatos de quatro anos, que se encerram, em 31 de dezembro de 2027. 

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?