sexta-feira, 3

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Moisés no Republicanos? Semana deve definir rumos de pré-candidatos ao governo

Últimas Notícias

MDB está em compasso de espera pela decisão do governador

DEFINIÇÕES

- Ads -

Pipocaram no fim de semana informações na imprensa dando como certa a filiação de Carlos Moisés no Republicanos. Se isso se concretizar, o MDB vai mesmo de Antidio Lunelli? Ou aceitará a vice de Moisés?

Certo mesmo é que o partido precisa tomar essa decisão até o final do mês, sob risco de comprometer o mandato de Lunelli na prefeitura de Jaraguá do Sul. Se não deixar o mandato até 1º de abril ele não pode ser candidato ao governo.

Moisés vai hoje a Brasília onde deve acertar seu ingresso no Republicanos. Ele deve levar junto com ele secretários de Estado como André Motta (Saúde), que já anunciou que deixa a Secretaria no final do mês.

Luciano Hang, do grupo Havan, também estudava se filiar ao Republicanos, mas a pedido do presidente Jair Bolsonaro, deve ir ao PL. Ele deve concorrer a uma vaga no Senado.

Por fim, Dario Berger deve ir para o PSB. Como a coluna adiantou na entrevista com o presidente estadual do PT, Décio Lima, no sábado, 5, o PT tenta formar uma chapa de centro-esquerda em Santa Catarina. Nesse cenário há espaço para Berger, Gelson Merisio (lembram da icônica foto com Lula?) e até para Mauro Mariani, cotado para também deixar o MDB. “Santa Catarina era vista pelo PT como um território difícil, diante do amplo apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL). Mas a adesão de oito partidos (PT, PDT, PSB, PSOL, PV, PCdoB, Rede Sustentabilidade e Solidariedade) à frente democrática mudou o cenário internamente. A chegada de lideranças vindas de campos de atuação até então distantes da esquerda consolidou essa percepção”, como bem anotou a colunista da NSC, Dagmara Spautz.



BYE BYE

O ex-deputado federal Paulinho Bornhausen comunicou nesta segunda-feira, 7, que está de saída do Podemos. A decisão foi tomada após a executiva nacional ter optado por estar com o governador Carlos Moisés nas próximas eleições. Presidente de honra e líder político do partido, Bornhausen sempre recusou aproximação com o governo.




ADEUS AOS TUCANOS

Arquivo

Na mesma linha do “tô sobrando”, o ex-governador Geraldo Alckmin acertou, nesta segunda-feira, 7, sua filiação ao PSB. A informação foi confirmada pelo presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, ao colunista Igor Gadelha, do site Metrópoles. Alckmin caminha para ser candidato a vice de Lula.


MÁSCARAS

Vereador Wilmar Sufoski (PSD) provocou os colegas na sessão de ontem sobre o assunto do momento: liberação de uso de máscaras. “Alguns estados estão liberando, outros não. A cada dia, naturalmente, o uso vem sendo menor. E assim a coisa está andando”.

Vice-prefeito Renato Pike (PL) disse ontem no programa Repórter 98, do colega Biluka na 98FM, que o Município continua seguindo os decretos do Estado, ou seja, liberação, por enquanto, somente em locais abertos e nas escolas.

Também ontem o Estado do Rio de Janeiro liberou o uso de máscaras em locais fechados.



UTILIDADE PÚBLICA

Marcos Homer/Joselito Beluk

Vereador Marcos Homer (Podemos) pediu que o Município use o espaço que compra na Rádio Clube de Canoinhas ao peso de R$ 9 mil mensais para fazer uma campanha de conscientização sobre o aumento do tráfego de veículos na área rural do Município em período de colheita. Hoje o espaço é usado basicamente para longos monólogos – sem ser interrompido – do prefeito Beto Passos (PSD) enaltecendo seu governo.

Vereador Maurício Zimmermann (PL) destacou que o trânsito intenso ocorre o ano todo no campo e não só na época de safra. “Uma campanha se faz necessário sim, mas o ano todo”.

Já Gil Baiano (PL) ponderou que a melhor forma de evitar acidentes seria alargar as ruas do interior.



PERÍCIA

A reabertura total dos serviços do INSS (com exceção da perícia médica, simplesmente o mais importante) em Canoinhas no dia 14 levou prefeito Beto Passos e a vereadora Zenilda Lemos (MDB) a correrem rapidinho pra cantar vitória. Cedo demais. A ordem para reabrir as agências do INSS é nacional, ou seja, independente do empenho dos dois, a agência reabriria de qualquer forma.

Segue, no entanto, a competição saudável para ver quem consegue a perícia. Passos esteve em Brasília e conversou pessoalmente com o ministro Ônix Lorenzoni, fazendo o apelo pelo retorno da perícia. Zenilda, por sua vez, conversou por telefone com Mayra Pinheiro, subsecretária de perícia médica federal da Secretaria da Previdência Social, que disse que segurados de Canoinhas têm esperado, em média, 130 dias para fazer perícia. A mesma subsecretária afirma que há previsão de envio de um médico temporário para Canoinhas ainda neste mês. “Sabemos que enquanto não tiver concurso público para médico perito, não temos como garantir atendimento permanente”, frisou Zenilda.



FAKE NEWS

Reprodução

O diretório estadual do PSOL ingressou na Justiça pedindo a remoção da propaganda partidária gratuita do PTB em que o presidente do partido, deputado estadual Kennedy Nunes, faz falsa associação entre partidos de esquerda e pedofilia. No material, transmitido em canais abertos de televisão, o deputado diz que “A esquerda defende que pedofilia é uma doença. Agora acharam uma nova tipificação, dizendo que é uma opção sexual. Pra nós, do PTB, pedofilia é crime e crime hediondo”.

Fake News espalhada com dinheiro do fundo partidário, ou seja, o meu, o seu, o nosso dinheiro.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?