quarta-feira, 30

de

abril

de

2025

ACESSE NO 

Mesmo com quatro ministérios, Federação União Brasil-PP é lançada com discurso de oposição

Últimas Notícias

- Ads -
Esta é uma coluna de opinião. Aqui você vai encontrar notas sobre bastidores da política regional e estadual, além de artigos que expressam a opinião do colunista.

Em Canoinhas, partidários não veem sobressaltos

FEDERAÇÃO

Nesta terça-feira, 29, foi oficialmente lançada a superfederação entre o PP e o União Brasil, em um evento marcado por discursos de oposição ao governo Lula e um chamado por um “choque de prosperidade” para o Brasil. A iniciativa, que conta com a participação de quatro ministérios, enfrenta desafios significativos, inclusive a falta de um presidente definido nesse estágio inicial.

A superfederação, que ainda precisa ser aprovada pelas instâncias partidárias, será o grupo mais forte do Congresso. Terá a maior bancada da Câmara, com 109 deputados federais, e do Senado, com 14 senadores (empatado com PSD e PL). Também terá a maior parcela dos fundos partidário e eleitoral e o maior tempo de propaganda eleitoral na TV e rádio.

O manifesto, que se autodenomina “União Progressista”, aponta que a economia está “patinando” e, com isso, o bem-estar dos brasileiros está em risco. A superfederação se apresenta, portanto, como uma alternativa que busca promover mudanças significativas no cenário econômico e social do país.

As federações partidárias foram instituídas na reforma eleitoral aprovada em 2021. Seu maior objetivo era incentivar as fusões entre as legendas, frente a um número excessivo de partidos políticos no Brasil. Caso decidam pela parceria, os partidos deveriam ficar juntos por quatro anos, inclusive nas disputas regionais.

Em Canoinhas, onde as duas legendas são base do governo Juliana Maciel Hoppe (PL), a fusão deve ser o mais suave possível, segundo o vereador Ivan Krauss (PP). “Canoinhas, como Santa Catarina, pode ficar sob a presidência do PP, mas isso é uma crença, ainda não está nada decidido. Acredito isso porque o Esperidião Amin (PP) é muito forte em Santa Catarina. Mas está tudo muito cru ainda. Os dois partidos são próximos em Canoinhas, o que é notório e vai facilitar a organização da federação”.



OUTRA FUSÃO

Há, ainda, a possibilidade de fusão entre o Podemos e o PSDB, assunto que foi novamente discutido nesta terça-feira, 29, em Brasília. O PSDB definiu o mês de junho como prazo para deliberação em convenção nacional.

Em Santa Catarina, o Podemos seguirá presidido pela deputada estadual Paulinha. A missão prioritária é organizar as eleições de deputados federais, bem como as nominatas de estadual e a política de alianças.

Conforme Paulinha (foto), em Santa Catarina a construção partidária do Podemos não aguardará o calendário nacional, com aval da Direção nacional do partido. Assim como não está em discussão a presidência do partido no Estado, que seguirá liderado por ela, em qualquer cenário.

“O Podemos é um partido novo, leve, e por isso tem atraído muitos novos líderes para o seu projeto de estado. Não temos vícios antigos ou explicações a dar por posicionamentos ideológicos divergentes do interesse da sociedade, e isso é um dos nossos diferenciais. Não dependemos de fusão para superar a cláusula de barreira. Se tiver a fusão, receberemos com muito carinho os filiados do PSDB, mas não contamos com isso para o nosso crescimento”. Paulinha reforçou que tem total respaldo da presidente nacional, Renata Abreu, e do vice, Pastor Everaldo, assim como dos demais membros da executiva nacional. “Seguimos no comando partidário, até porque contamos com uma construção muito robusta de nomes para a disputa do pleito em 2026, discutida semanalmente com a direção nacional”.



SEM DEFESA

Apesar de ecoar muito do que a dupla punida por supostamente stalkear a prefeita Juliana Maciel Hoppe (PL) disse, nenhum vereador de oposição defendeu os dois nas sessões desta semana.






CASTRAÇÃO

A Clínica Veterinária Bicho Urbano Ltda foi contratada pela Prefeitura de Canoinhas para realizar um importante projeto voltado ao controle da população de animais de rua na cidade.

O serviço contratado envolve a prestação de cirurgias de esterilização, conhecidas como castração minimamente invasiva, além da inserção de microchips nos pets. O mutirão será realizado em uma unidade móvel que atende às normas básicas de vigilância sanitária ou em instalações equivalentes, garantindo a segurança e o bem-estar dos animais.

Este projeto é voltado para cães e gatos que vivem nas ruas, bem como para aqueles resgatados ou que têm lar no município de Canoinhas. Também inclui animais que já estão cadastrados na fila do setor de controle de zoonoses.

O investimento total para a execução desse mutirão será de R$ 62,5 mil e a vigência do contrato se estenderá por um ano.





FALANDO NISSO

O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde (Semar), lança nesta quarta-feira, 30, o maior programa estadual de castração animal já realizado no Brasil. O Pet Levado a Sério é um programa com foco no controle populacional por meio da castração de cães e gatos, além de ações educativas e de capacitação de gestores municipais. O lançamento terá a presença do govenador Jorginho Mello (PL) e marca a abertura do 1º Fórum Catarinense de Combate a Crueldade Animal.

Os detalhes do programa serão apresentados nesta quarta. O programa beneficiará 281 municípios com até 100 mil habitantes, o que representa 95% do território catarinense.





ENSINO

Santa Catarina ainda não recuperou os níveis de aprendizagem pré-pandemia, de acordo com um novo estudo da organização não governamental Todos pela Educação, divulgado nesta segunda-feira, 28. Conforme o levantamento, 5,5% dos alunos catarinenses saem do Ensino Médio sabendo matemática — uma queda de 3% em relação a 2019, quando era 8,5%. O número, no entanto, segue acima da média nacional.





CPI POR AÍ

Deputados de Santa Catarina estão se mobilizando para criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com o objetivo de investigar possíveis irregularidades no INSS. Essa iniciativa ganhou força após a operação realizada pela Polícia Federal (PF) na semana passada. A deputada Daniela Reinehr (PL) foi uma das primeiras a se manifestar e anunciou que já assinou o requerimento para dar início aos trabalhos da CPI. A expectativa é que a investigação traga à tona informações relevantes sobre a roubalheira no órgão.