segunda-feira, 29

de

abril

de

2024

ACESSE NO 

Megaoperação busca vítimas de desabamento na BR-376; veja imagens do local

Últimas Notícias

Duas mortes foram confirmadas até o momento

- Ads -

Cães farejadores, mais de 100 bombeiros, e policiais fazem parte da megaoperação de resgate das vítimas do deslizamento na BR-376, em Guaratuba (PR). Santa Catarina e Paraná atuam em conjunto desde a noite de segunda-feira, 28. De acordo com a Defesa Civil de Guaratuba, ainda há grande risco de novos deslizamentos. Duas pessoas foram encontradas mortas.

O deslizamento de terra interditou a rodovia que liga os dois Estados e atingiu veículos que passavam pela via por volta das 18h30 desta segunda.

A chuva persistente dificulta o trabalho das equipes, segundo o Corpo de Bombeiros e, durante a madrugada desta terça-feira, 29, foi preciso pausar os serviços. No início desta manhã, as corporações retomaram o trabalho por volta das 5h.

Local do desabamento na BR-376

De Santa Catarina, dois binômios — bombeiro militar e cães de busca — foram enviados para auxiliar na procura de pessoas desaparecidas. Ao menos 35 bombeiros catarinenses e 10 viaturas com policiais também estão no local. As equipes, porém, enfrentam grande dificuldade de comunicação devido a ausência de sinal de telefone, de acordo com o Corpo de Bombeiros.

Do Paraná, 54 bombeiros em 15 viaturas e cães farejadores foram empregados na operação. A Polícia Militar do PR também auxilia no local com 10 policiais militares, quatro viaturas e o drone do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA).

A Polícia Rodoviaria Federal (PRF) e a Arteris Litoral Sul, além de bombeiros voluntários de Joinville, também estão no local.


INTERDIÇÕES

A ligação entre o Paraná e Santa Catarina pela BR-376 está interditada e, por conta do deslizamento, polícia e concessionária estabeleceram bloqueios de segurança. Até a última atualização desta reportagem, eram eles:

  • Na praça de pedágio de São José dos Pinhais (PR), no km 635 da BR-376;
  • Na unidade operacional da PRF em Tijucas do Sul (PR), no km 662 da BR-376;
  • Na praça de pedágio de Garuva (SC), no km 1,3 da BR-101.

No último ponto, já em Santa Catarina, a polícia informou registro de filas com mais de oito quilômetros.

A concessionária reforçou que motoristas busquem os pontos de retorno. Alguns chegaram a ser abertos durante a noite. Para motoristas próximos aos pontos de bloqueio, há áreas de retorno nos seguintes locais:

Na BR-376, sentido Santa Catarina

  • Km 635: retorno nos kms 617, 619, 625 e 633;
  • km 662: retorno nos kms 644, 648 e 654;
  • km 669: retorno no km 663.

BR-101 (SC) sentido Curitiba

  • km 1,3: opções de retorno nos kms 27, 25, 20, 14, 10, 6 e 1,8.

A ALS também informou que, no caso de condutores que precisam seguir viagem entre os estados, as rotas alternativas são via BR-470 e BR-116.

Assista pronunciamento do comandante geral do CBMSC:

Veja imagens e vídeos do trabalho das equipes de segurança no local:

Com informações da Banda B, G1-PR e NSC Total

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?