Planos de anúncio a partir de R$ 100. Clique aqui e converse com a gente

domingo, 12

de

janeiro

de

2025

ACESSE NO 

Planos de anúncio a partir de R$ 100. Clique aqui e converse com a gente

Marcos Homer é eleito presidente da Câmara de Canoinhas

Últimas Notícias

Ele não conseguiu completar a chapa

ELEIÇÃO

- Ads -

Com a bem-sucedida articulação da prefeita Juliana Maciel Hoppe (PL), seu ex-vice Marcos Homer (PL) foi eleito presidente da Câmara de Vereadores de Canoinhas. André Flenik (PL) foi eleito seu vice, mas a chapa não apresentou nomes para 1º e 2º secretários. Tatiane Carvalho (MDB) apresentou candidatura avulsa para presidente, mas foi derrotada por sete votos a três, justamente o total de vereadores governistas e oposicionistas respectivamente.

Antes da votação, seis vereadores de situação oficializaram (Gil Baiano ficou de fora) em um raro momento na Câmara, um bloco governista. Batizado de Pró Canoinhas, o bloco governista tem Ivan Krauss (PP) como líder, tendo como membros os vereadores Marcos Homer (PL), Rosi Crestani (PRD, vice-líder), André Flenik (PL), Jocimar Jubanski (PP) e James Brey (UB).

Via de regra, toda chapa precisa ser inscrita completa, mas como no caso da eleição desta primeira mesa diretora da nova legislatura nenhuma das duas candidaturas conseguiu fechar chapa, a eleição ocorreu de qualquer forma, mas ainda não se sabe como as secretarias serão ocupadas, se por indicação ou eleição.

A chapa governista não foi completa porque secretários não podem compor comissões e Juliana receou perder nomes valiosos que podem fazer falta nas comissões.



DISCURSO

Em seu discurso, Homer disse que “todas as conquistas são vindas de Deus. A função do político é de doação, e a gente acaba se doando mais à família dos outros do que a nossa. Canoinhas não vai crescer se não mudarmos algumas peças. Responsabilidade muito grande. Queremos fazer aquilo que Canoinhas precisa para voltar a ser a princesa gentil do Planalto”, afirmou.







DESTINO

Gil Baiano deve ir para a Secretaria da Habitação e James Brey para a pasta da Educação, abrindo vagas para os suplentes Adilson Steidel no caso de Baiano e para Edmilson Verka no caso de Brey.




CLIMA PESADO

Pesou o clima quando Tatiane Carvalho (MDB) usou a tribuna para falar em nome dos dez eleitos. Cutucou a prefeita ressaltando o poder fiscalizador da Câmara e pedindo para que todos desarmem os egos. Foi ignorada pela prefeita que alternou entre olhar para o nada e para o celular. O clima de guerra entre as duas, ao que tudo indica, foi reforçado com sucesso.






RELIGIÃO

Com a abertura tendo leitura de trecho da Bíblia, a religião deu o tom nos discursos, especialmente da vice-prefeita Zenilda Lemos e Tati Carvalho.





MESA DIRETORA

Complementando nota da coluna de ontem, a mesa diretora da Câmara de Bela Vista do Toldo ficou assim composta:

Presidente: Osni Carlos Stelzner (MDB)

Vice presidente: Guilherme Wieczorkievicz (MDB)

1° secretário: Igor Alan Dreher (PODEMOS)

2°secretário: Wilson Wagner (PSD)





A PROPÓSITO

Igor é filho do ex-prefeito réu da Mensageiro, Alfredo César Dreher. Sua presença na mesa diretora se deu por influência do ex-prefeito que, ao que tudo indica, segue vivo na política. Teria inclusive articulado o apoio de Igor ao governo Carlinhos Schiessl.






PAUSA

Com esta coluna, agora sim, dou uma pausa para meus queridos leitores desejando a todos um 2025 recheado de boas notícias. Retorno em fevereiro com a cobertura das primeiras sessões ordinárias das Câmaras. Até lá reprisaremos textos mais lidos da coluna ao longo de 2024.

Feliz ano novo!

- Ads -
JMais no WhatsApp?