segunda-feira, 5

de

maio

de

2025

ACESSE NO 

Mais três focos do mosquito da Dengue são confirmados em Irineópolis

Imagem:Arquivo

Últimas Notícias

- Ads -

Somente neste ano foram encontrados nove focos do Aedes aegypti em Irineópolis

Irineópolis confirmou mais três focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chicungunya. As larvas foram coletadas no Centro, no Colônia Velha e no bairro São Francisco.

Somente entre os meses de janeiro e fevereiro já foram registrados nove focos no município. “No ano passado, neste mesmo período, tínhamos o registro total de dois focos. Por isso reforçamos mais uma vez o pedido à população para verificarem seus pátios e eliminarem qualquer objeto que possa se tornar um criadouro do mosquito”, alerta a secretária de saúde, Giseli Kempinski. Conforme a lei municipal 2097 de 16 de dezembro de 2020, proprietários de locais que possibilitam a proliferação do mosquito estarão passíveis de advertência e multa.

Em 2024 já foi registrado no Planalto Norte um caso de dengue autóctone, contraído dentro do município onde o paciente reside. No estado já são mais de 17 mil casos prováveis de dengue, um aumento de 600% em relação a 2023, além de oito casos de óbitos causados pela doença.

Entre as medidas tomadas pela prefeitura diante dessas situações estão a realização da delimitação de foco e arrastões com inspeção de imóveis próximos ao local onde foram encontrados os focos e ainda ações educativas tanto nas escolas, como também nos grupos de convivência e fortalecimento de vínculos do Cras.