19 autos de infração ambiental foram emitidos
No avanço da proteção ambiental, o Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde, está revolucionando com o uso do patrulhamento remoto.
Nesta semana, no município de São Mateus do Sul, o 4º Pelotão de Polícia Ambiental da Lapa adotou uma abordagem inovadora para enfrentar o desmatamento. Em uma operação que se estendeu por dois meses, eles identificaram 66,79 hectares de área desmatada na região de Mico Magro.
Usando tecnologia de geoprocessamento e imagens de satélite, as equipes mapearam minuciosamente as áreas afetadas. Em seguida, partiram para ação no terreno, fiscalizando 14 propriedades rurais. Os resultados foram contundentes: 19 autos de infração ambiental emitidos, totalizando incríveis R$ 524.187 em multas.
O comandante tenente coronel Heraldo Correia de Lima ressalta a importância dessas tecnologias na fiscalização ambiental.
“Estamos comprometidos com a preservação de nossos recursos naturais. O uso da tecnologia aliada à atuação no terreno é fundamental para coibir os crimes ambientais e garantir um futuro sustentável. Além das multas, os responsáveis enfrentarão embargos em suas áreas desmatadas e responderão criminalmente por seus atos. Essa operação ressalta que a natureza não está sozinha – há forças determinadas a protegê-la”.

