Cobra estava no pátio de uma casa
Moradores de uma casa às margens da BR-280, em Bela Vista do Sul, em Mafra, foram surpreendidos por uma cobra jararaca no pátio na tarde deste domingo, 10.
A jararaca de médio porte encontrava-se no lado externo da edificação, representando perigo aos moradores.
Foram utilizadas técnicas de captura com a utilização de pegadores manuais. A cobra foi acondicionada em recipiente de vidro para posterior soltura em local apropriado.
Segundo a Fiocruz, a jararaca é muito perigosa, mas geralmente foge assim que avistada. Ela mede cerca de 1,20m. A jararaca possui desenhos que lhe proporcionam uma ótima camuflagem, o que torna difícil a visualização do animal, mesmo para olhos experientes. Sempre que for pegar algo no chão, ou caminhar na mata, deve-se usar um calçado, de preferência uma bota, e prestar muita atenção por onde pisa.
Quando filhote, a Jararaca, como a maioria dos membros do gênero Bothrops, possui a extremidade da cauda ligeiramente clara ou amarelada. Isto porque, ela utiliza a cauda para atrair pequenas rãs e sapos, bem como pequenos lagartos, do qual se alimenta. Na fase adulta se alimenta de pequenos roedores.
