Ex-prefeitos estão entre os nomes prováveis
IRINEÓPOLIS
A eleição em Irineópolis tem oito nomes como prováveis candidatos. Há chapas dadas como certas e outras que, como sempre ocorre em período pré-convenções, estão aí para ganhar preço.
Uma das candidaturas dadas como certa é a do ex-prefeito Juliano Pereira (PSDB), que já comandou a cidade por dois mandatos, entre 2013 e 2020. Saiu vitorioso na tentativa de eleger seu candidato, o atual prefeito Lademir Fernando Arcari (PSDB) em 2020. Agora, quer voltar ao poder com apoio da eterna vice-prefeita (seja quem for o prefeito) Circe Neppel Sfair (PSDB). Neste caso, teríamos uma chapa pura.
Derrotado três vezes pelo PSDB, o ex-prefeito Vanderlei Lezan (MDB) deve disputar a vice com Carlos Silva, em chapa pura.
O PL quer usar a força do bolsonarismo para eleger o professor Giovane Bueno, tendo como vice o agricultor Élcio Maidel.
O PP deve lançar Valdir Marafigo.
O União Brasil tem como seu principal nome Rodrigo Jurk, que foi secretário da administração atual.
O PSD tem como nome mais palatável a vereadora Clarice de Lima.
O PT, seguindo a lógica de preencher espaços na maioria dos Municípios sob recomendação do diretório nacional, deve ter Guido Tretto e José Cocharski como possíveis candidatos em chapa pura.
Por fim, o Podemos tem Luiz Pazdziora como possível nome na disputa a prefeitura.
MOVIMENTO
O MDB de Canoinhas teve uma conversa importante com o Podemos nesta semana. Ofereceu a vice de Beto Faria a Norma Pereira. Foi essa conversa que provocou o movimento do Republicanos no sentido de reforçar a pré-candidatura de Célio Galeski.
FALANDO EM VICE
Zenilda Lemos (UB) já é dada como carta fora do baralho na vice de Juliana Maciel Hoppe (PL). Com isso cresce a torcida dos integrantes do PL por uma chapa pura com Gil Baiano na vice. O vereador já disse que topa.
DIFICULDADE
Os presidentes de partidos de Canoinhas têm enfrentado uma grande dor de cabeça: Gente que topou concorrer a vereador, mas roeu a corda. O problema é que sem possibilidade de coligação, cada partido tem de oferecer 11 nomes para a disputa, sendo que três deles têm de ser mulheres.
ENROSCO
Pré-candidato a prefeito de Canoinhas, Chicão Caminhoneiro (DC) gravou entrevista para a coluna de sábado, na série que estamos fazendo com os pré-candidatos da comarca. No papo ele revelou que é um dos investigados no inquérito dos atos de 8 de janeiro de 2023 em Brasília. Ele e o empresário César Fuck foram visitados pela Polícia Federal em Canoinhas.
QUESTÃO PESSOAL

O vice-prefeito Marcos Hommer (PL) diz que foi uma decisão pessoal concorrer a vereador novamente, liberando a vice de Juliana na busca pela reeleição.
CAÇA ÀS BRUXAS
Filiados do PL e dos partidos da base de Juliana Maciel Hoppe têm reclamado da truculência com que Alex Hoppe, esposo da prefeita e seu mentor político, tem cobrado apoio e engajamento na pré-campanha da prefeita. Até postagens de parentes distantes dos aliados estão servindo de motivo para cobranças.
TÁTICAS
Ao que tudo indica, tanto os aliados de Beto Faria (MDB) quanto de Juliana Maciel Hoppe (PL) devem adotar praticamente a mesma tática para desmoralizar o adversário. Os de Faria apontam que Renato Pike estaria trabalhando a favor da prefeita. Já do outro lado, os apoiadores de Juliana dizem que Beto Passos está deixando digitais na campanha de Faria.
CORREÇÃO
Na nota que diz que segundo Zenilda Lemos (UB), os médicos estão com problemas na documentação, mas ainda nesta semana a UPA deve restabelecer os atendimentos, a coluna de ontem confundiu a explicação da vereadora. A explicação que Zenilda deu foi sobre a especialidade de neurologista, que atende no Hospital Santa Cruz, e não sobre a UPA.
Sobre o neurologista, a prefeitura emitiu a seguinte nota: “A situação será normalizada ainda nesta semana. A prefeitura de Canoinhas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, contratou o Cisamurc, que por sua vez é responsável pela disponibilização de médicos. No entanto, o consórcio está com dificuldade burocrática na contratação porque alguns profissionais que estavam credenciados não conseguiram renovar seus credenciamentos por pendências documentais. Mas a Secretaria de Saúde e o Cisamurc já encontraram alternativa administrativa e estão tomando as medidas cabíveis para garantir a normalidade dos atendimentos ainda nesta semana.”
PEDIATRA
Sobre pediatra na UPA, assunto abordado por Tatiane Carvalho (MDB), a prefeitura esclarece em nota que há atendimento, sim, na unidade. “Esta é uma conquista do governo Juliana para a população. Na sexta-feira da semana passada tivemos uma falta pontual na unidade, mas a empresa já foi notificada sobre. Dos 5.223 atendimentos totais realizados em maio na unidade, 597 foram de urgência e emergência, 3.080 pouco urgentes ou não urgentes e 1.546 consultas realizadas com pediatra.”
EXPECTATIVA

O governador Jorginho Mello (PL), que está em Portugal, disse ao colunista da NSC, Anderson Silva, que espera fazer 100 prefeitos liberais neste ano.