Paciente é um jovem de 15 anos, que já apresentou melhora
Foi confirmado nesta terça-feira, 21, o primeiro caso de leptospirose no município de Irineópolis. O paciente é um jovem de 15 anos que reside na localidade de Serra Grande.
O paciente estava exposto à água da enchente e também estufa com sinais de roedores (urina e fezes). Ele buscou a unidade de saúde ao apresentar tosse, sensação febril, cefaléia, calafrios e mialgia. Após análise de exames laboratoriais, foram coletadas amostras de sangue e enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), que confirmou a doença. O jovem já apresentou melhora.
SINTOMAS
Entre os sinais e sintomas da Leptospirose estão a Febre alta repentina, dor de cabeça, dor no corpo – principalmente na panturrilha, náusea, vômito e diarreia.
“Os sintomas da leptospirose começam repentinamente, parecendo uma gripe no início, com febre, calafrios, dor de cabeça, mal-estar e dores pelo corpo. Um sintoma bem característico é uma forte dor na panturrilha”, explica a secretária de saúde, Giseli Kempinski.
A transmissão da doença ocorre com o contato prolongado da pele com a água ou lama contaminada, que favorece a entrada da bactéria no corpo.