sábado, 3

de

maio

de

2025

ACESSE NO 

Indicação de Dani Krailing pede QR Codes informativos em prédios públicos, monumentos, obras e pontos de ônibus

Últimas Notícias

- Ads -

Medida segundo a vereadora, facilitaria a vida da população

Na sessão ordinária de quarta-feira, 6, foi apresentada a indicação n.º 0104/2023, de autoria da vereadora Daniele Krailing (PP) direcionada ao Executivo Municipal, pedindo que seja verificada a viabilidade de colocação de QR Codes nos prédios públicos, indicando quais serviços são prestados naquele órgão; nos monumentos históricos, direcionando para uma página que conte a história do local indicado; obras públicas, direcionando para a documentação relativa à licitação, custo e prazos para conclusão; e nos pontos de ônibus, para indicar os horários e itinerários dos ônibus.

A justificativa da Indicação, discorre sobre o QR Code – que é um código de barra 2D, que ao ser lido através de câmera transforma o código em informação, permitindo resposta rápida e completa do objeto codificado. “Com a popularização dos smartphones, o uso do QR Code para acesso à informação sobre produtos, serviços, equipamentos ou espaços públicos tem sido cada vez mais comum no cotidiano das pessoas”, defende o texto.

Ainda segundo consta no texto da indicação, uma pesquisa divulgada no ano de 2019, pela Associação Brasileira de Telecomunicações, identificou que os smartphones continuam sendo o principal meio de acesso à rede: 97% do público navega na internet utilizando um aparelho celular (cerca de 71 milhões de pessoas). Sete em cada dez brasileiros acessam a Internet. A pesquisa mostra também que o uso da internet no Brasil é intenso: 89% dos usuários acessam a internet todos os dias.

Em sua fala durante a sessão, a vereadora comentou sobre a indicação. “Quero comentar a indicação n.º 0104/2023, o QR Code vai facilitar, vai agilizar o trabalho das pessoas, por exemplo: a pessoa passou lá na Secretaria de Agricultura, lê o QR Code e vê todo o trabalho que a Secretaria, fornece toda a documentação, e isso vai fazer com que a pessoa saiba que está no lugar certo. Evita a pessoa ficar perdendo tempo e vai facilitar a vida da nossa população. Eu também gostaria de incluir se pudéssemos no comércio: se a fiscalização chegou já está indicando no QR Code os alvarás, e isso vai facilitar tanto para os comerciantes, quanto para os fiscais. Eu acredito que essa parte de incluir o QR Code nos prédios públicos, obras, enfim, vai facilitar tanto para os funcionários quanto para o povo”, disse a vereadora.