domingo, 28

de

abril

de

2024

ACESSE NO 

Iluminadas e a força do tempo como alegoria da impunidade

Últimas Notícias

Protagonista vive o inferno de se ver repetidamente perseguida por estuprador

- Ads -

O TEMPO E O HORROR

Mulher nenhuma consegue esquecer uma experiência tão traumática e horrenda como um estupro. Imagine, então, ver esse inferno se repetir em diferentes épocas. Esse é o drama de Kirby (interpreta pela prestigiadíssima Elizabeth Moss), uma jornalista que vive o drama de se ver vítima de um estuprador em diferentes épocas da sua vida. Mas como assim?

Os primeiros episódios de Iluminadas, minissérie da Apple TV recém-concluída, explora o tempo como alegoria da impunidade, uma forma da autora do livro que deu origem a minissérie, Lauren Beukes, representar a vulnerabilidade feminina diante de predadores que mesmo que punidos, não desencorajam outros a fazerem o mesmo. As mulheres vivem um eterno looping de impunidade. Uma acertada alegoria para mostrar o drama de mulheres que não aceitam mais relacionamentos abusivos e se tornam vítimas de seus ex-maridos ou ex-namorados violentos.

Kirby está presa no tempo. Angustiada, tenta gritar, tenta fazer-se ouvir, mas como explicar que um estuprador maníaco viaja no tempo para atormentá-la? Não faz sentido nenhum e dali a ela ser tachada de louca é um passo.

A jornalista, contudo, encontra um aliado. Dan (orgulhosamente interpretado pelo brasileiro Wagner Moura) é um obstinado jornalista na pista de um estuprador que não só comete o abuso sexual, como mata e mutila suas vítimas. Kirby vem de tempos na cola de alguém com as mesmas características, um acerto de contas que nem ela entende direito. Ela vê no jornalismo uma oportunidade de chegar mais perto das provas e do que a Polícia sabe. Ao ajudar Dan eles formam uma dupla obstinada por descobrir o que move o estuprador.

Iluminadas é uma minissérie sobre empoderamento feminino, mas tem camadas muito mais densas para serem desfrutadas. A forma como o roteiro trabalha o oculto que há por trás do horror praticado por uma mente doentia envolve o espectador e cria um clima sombrio que aguça a curiosidade em se desvendar um mistério junto com a boa dupla de protagonistas. Merece toda a sua atenção.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?