sábado, 4

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

IFSC tem data marcada para retorno de 80% das atividades presenciais

Últimas Notícias

Até 80% da comunidade acadêmica poderá retornar a partir do dia 22 de novembro

- Ads -

O Conselho Superior (Consup) do IFSC autorizou, em reunião extraordinária realizada na última segunda-feira (8 de novembro), o acionamento da Fase 4 da Política de Segurança Sanitária (PSS) da instituição a partir de 22 de novembro. Essa autorização, contudo, não significa que os câmpus que se enquadrarem nos requisitos terão automaticamente acionado a Fase 4. A decisão pelo acionamento ou não da fase cabe aos colegiados de cada câmpus, com os comitês locais de contingência.

A PSS prevê que, na Fase 4, até 80% da comunidade acadêmica poderá retornar às atividades acadêmicas e administrativas presenciais. A principal diferença da Fase 3, autorizada desde setembro, para a Fase 4, é a ampliação da capacidade de 50 para 80% da comunidade acadêmica e o retorno do atendimento presencial ao público externo.

Na Fase 4 são permitidas atividades presenciais, em ordem de prioridade, para estudantes formandos para aulas de laboratório e realização de experimentos para a conclusão de Projetos Integradores e TCC; retorno integral de aulas de laboratório com escalonamento de dias e horários; estudantes de cursos EJA-EPT; outros grupos de estudantes considerados prioritários pelo câmpus; disponibilização de laboratórios de informática a estudantes sem acesso às atividades não presenciais.

O Conselho também deliberou que os estudantes podem optar por permanecer no modelo remoto, sem apresentar justificativa, até 31 de dezembro de 2021. A partir de 2022, os estudantes matriculados em câmpus que estejam na Fase 4 precisarão de uma justificativa de saúde para permanecer no ensino remoto.

Para acionar a Fase 4, além da autorização pelo Consup, o câmpus deverá cumprir os seguintes requisitos:

  • (1) verificação de Risco Potencial Moderado por pelo menos 21 dias consecutivos na região de saúde em que se encontra o câmpus (com base no mapa de risco divulgado pelo Governo de Santa Catarina) ou vacinação de 50% da população considerada apta na região de saúde onde se encontra o câmpus;
  • (2) dimensionamento do número de servidores e setores que necessitam trabalhar presencialmente para acionamento da fase;
  • (3) mapeamento de espaços a serem utilizados, de horários e fluxos de atividades;
  • (4) análise dos relatórios de acompanhamento da implantação da Fase 3. Veja os critérios para acionamento e as atividades permitidas em cada fase clicando aqui.


Sobre a Política de Segurança Sanitária

A Política de Segurança Sanitária do IFSC para a covid-19 (PSS) é o documento que sistematiza as medidas a serem adotadas para o retorno gradual e seguro das atividades acadêmicas e administrativas presenciais no IFSC, no contexto da pandemia. Essa retomada é organizada em seis fases – sendo a fase zero aquela na qual não há atividades presenciais de qualquer natureza, e a 5, a futura etapa de retomada total de atividades acadêmicas e administrativas presenciais.

A autorização para avanço de fases é dada pelo Conselho Superior da instituição, a partir de orientação expressa pelo Comitê Técnico-Científico. Após a autorização pelo Consup, cada câmpus fará uma análise individual de sua situação para definir se iniciará ou não aquela fase e, caso inicie, quem poderá retornar presencialmente. 

No momento, sete câmpus ainda estão na Fase 2 e 15 já deliberaram pelo acionamento da Fase 3. A Reitoria e o Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (Cerfead) ainda estão na Fase Zero, pois não possuem atividades que se enquadram nas fases autorizadas. Para acompanhar a situação das atividades em cada câmpus, clique aqui.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?