Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

quarta-feira, 15

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

IFSC Canoinhas comemora formatura de cursos técnicos e superiores; Agronomia forma 1ª turma

Últimas Notícias

Curso superior mais novo do câmpus formou 22 engenheiros agrônomos

- Ads -

O curso de bacharelado em Agronomia do Câmpus Canoinhas tem mais uma data para incluir no histórico: 15 de dezembro de 2023 – formatura da primeira turma. Iniciado em 2019, o curso superior mais novo do câmpus formou 22 engenheiros agrônomos. A cerimônia fez parte da agenda oficial de formaturas, com mais três cerimônias festivas: colação de grau dos cursos superiores de tecnologia em Alimentos (12 concluintes) e Análise e Desenvolvimento de Sistemas (16 formandos), também na sexta, e formaturas dos cursos técnicos integrados em Alimentos (28 concluintes) e Edificações (29 formandos), no sábado, 16.

“É a educação pública, gratuita e de qualidade transformando vidas no Planalto Norte catarinense”, enaltece o diretor-geral do Câmpus Canoinhas, Joel José de Souza. “Nossa instituição segue transformando vidas”, comemora a chefe do Departamento de Administração de Pessoal, Josiane Lima dos Santos, que representou o reitor do IFSC nas solenidades. Como já foi servidora do Câmpus Canoinhas, Josiane ficou emocionada em presidir as cerimônias. “Orgulho em fazer parte desta história.”

Entre os formandos dos cursos superiores, muitos egressos de cursos técnicos, como o recém-formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, André Mateus Carlon Maroso, que concluiu o curso técnico integrado em Edificações, em 2020. No IFSC, ele disse ter encontrado tudo que precisava: excelentes professores, material de aula muito bom e conteúdos extremamente relevantes. “Foram muitos aprendizados, visto que aprendemos a pensar fora da caixa, de dentro do nosso mundo”, enfatiza.

André Mateus Carlon Maroso: do curso técnico ao superior de tecnologia no IFSC

André dividiu a tribuna para a homenagem aos familiares com a formanda de tecnologia em Alimentos, Bruna Corrêa. “Para mim, ver meus pais felizes não tem preço. A formatura é um sonho realizado”, afirma a nova tecnóloga em alimentos. “Eu amo demais estar no IFSC e já estou com saudades. Ele me proporcionou muitas realizações, conhecimento e, acima de tudo, me senti muito acolhida e amada por todos os professores.”

Bruna compartilhou o palco e toda trajetória no curso com o marido Giovani de Oliveira Custódio. “A gente é muito parceiro. Fácil não foi por contas dos nossos filhos, mas queremos dar uma vida melhor para eles; então, seguimos em frente em busca do objetivo. Hoje formados, me sinto orgulhosa do nosso companheirismo nessa trajetória.”

Vitória compartilhada: Bruna Corrêa e o marido Giovani de Oliveira Custódio




Agronomia por amor

Em 11 de março de 2019, Diogo Simão Sudoski, então com 36 anos, participava da aula magna de Agronomia com a esperança de encontrar no curso a realização de um sonho de infância. Casado, pai de três filhas e com uma vida consolidada no município de Major Vieira, Diogo se desafiou a voltar aos estudos. “Foi uma trajetória difícil: fazia esse percurso para Canoinhas todos os dias, me dedicava muito aos estudos e tinha uma rotina muito corrida, trabalhava todas as manhãs, cursava as aulas à tarde e não descuidava da minha família, sempre dando atenção”, lembra.

Diogo Simão Sudoski: voltou a estudar para realizar o sonho de fazer Agronomia

Cinco anos depois, Diogo sabe que tomou a decisão certa. “Para mim, foram dias de muito aprendizado, conhecimento e construção de grandes amizades. Gosto de dizer que esse curso me rejuvenesceu e me colocou novos objetivos e metas.”

Quem também se formou em Agronomia foi a canoinhense Eduarda Schmidt, de 25 anos, que escolheu o curso por gostar das ciências biológicas e exatas. “O contato com a natureza e fazer parte de algo tão importante como é a produção de alimentos me incentivaram a seguir esse caminho. E com certeza meus objetivos foram atingidos, a graduação foi muito satisfatória e os estágios que realizei dentro e fora da instituição também”, relata.

Eduarda Schmidt: formada em Agronomia e aprovada para mestrado na USP

Junto com a formatura, ela comemora outra conquista: a aprovação no mestrado em Fitotecnia na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP). Em Piracicaba, ela vai continuar fazendo pesquisa em uma linha semelhante a que fez iniciação científica no IFSC, na área de viticultura, pelo Grupo de Pesquisas e Estudos em Fruticultura e Vitivinicultura do Planalto Norte Catarinense. “Acredito que o mestrado é um passo essencial para o meu crescimento acadêmico e profissional na área da pesquisa, que desde o início da graduação me encantou.”

Suas aulas do mestrado começam só em março, mas ela já está de mudança. “Como fiz o estágio final da graduação no laboratório de Pós-colheita de Produtos Hortícolas da ESALQ, onde vou ficar durante o mestrado, e já estou integrada com o pessoal, a partir de janeiro já tenho atividades.”

Para o coordenador do curso de Agronomia, Douglas Wurz, a formatura da primeira turma traz a sensação de dever cumprido. “Foram muitos desafios, muito trabalho e muitas conquistas.” Entre os destaques, estão a inauguração do Bloco Agrícola Profª Cristina Duda de Oliveira – em que o nome é uma homenagem póstuma à professora que trabalhou no planejamento do curso de Agronomia desde 2014 e que faleceu antes da consolidação, e a obtenção do conceito 5, que é a nota máxima, na avaliação de reconhecimento do curso feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), realizada neste ano.

Cerimônia do curso técnico integrado em Edificações
Formados no curso técnico integrado em Alimentos
Turmas de tecnologia em Alimentos e Análise e Desenvolvimento de Sistemas
- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?