quinta-feira, 2

de

dezembro

de

2021

ACESSE NO 

Há oito anos, nevava em Canoinhas e na região

Últimas Notícias

- Ads -

Relembre a histórica nevasca de julho de 2013

22 de julho de 2013, como esquecer aquela noite fria de inverno? Aquela noite úmida reservava uma surpresa: a tão esperada neve logo cairia dos céus em Canoinhas e em toda a região.



Começou com uma chuva congelada. Por volta das 21h da noite histórica de segunda-feira, 22 de julho de 2013, os moradores de Canoinhas e região já estavam encantados com as pedrinhas de gelo que caíam do céu.



Por volta das 22h30, a surpresa. Pouco antes, já nevava em União da Vitória/Porto União, Irineópolis, Monte Castelo e Papanduva.



Das 22h30 até 1h de terça-feira, 23, nevou intensamente na região. Pouco depois, até 2h20, a chuva congelada voltou a cair. Nada que estragasse, no entanto, o belo espetáculo que a neve proporcionou nos telhados das cidades do Planalto Norte. A espessura da neve acumulada chegou a 15 centímetros. Fenômeno parecido ocorreu pela última vez na região de Canoinhas em 1965. Antes, o único registro histórico é de 1912.



No entanto, pequenas precipitações ocorreram, recentemente, em 1984, em Porto União e Canoinhas. Em 1997, em Major Vieira, e em 2000, em Matos Costa.



Com o peso da neve, o telhado do ginásio da Escola de Educação Básica Julia Baleoli Zaniolo cedeu.



As rodovias BR-280, Canoinhas a Mafra, e a SC-280, de Canoinhas a Porto União, ficaram interditadas por cerca de seis horas.



Também por causa da neve, os bairros Jardim Esperança, Sossego, Alto das Palmeiras e parte do centro de Canoinhas ficaram sem energia elétrica. A queda durou 10 horas, das 1h30 às 11h30 do dia 23 de julho.



Papanduva decretou situação de emergência por causa da neve.




FRIO EM 2021:

Oito anos depois, nesta semana, poucos municípios catarinenses registraram neve. O amanhecer de terça-feira, 20, foi o mais frio do ano até o momento em Santa Catarina, como foi previsto pelos meteorologistas da Epagri/Ciram. O ar polar, frio e seco, foi responsável por temperatura negativa em 69 municípios do estado com geada na maioria das regiões. A temperatura mínima mais baixa chegou -8,2°C em Urupema (Planalto Sul), mas o Meio-Oeste e o Planalto Norte registraram temperatura de -4 a -6°C também.


A madrugada mais gelada do ano registrou -4ºC em Canoinhas, Major Vieira e Três Barras nesta terça-feira, 20. Monte Castelo, no entanto, que nesta segunda havia registrado a menor temperatura da região, quebrou novo recorde, com -5ºC.




Relembre a neve de 2013 através dos registros de Fátima Santos: