sábado, 27

de

abril

de

2024

ACESSE NO 

Governo catarinense planeja retomada da vacinação contra a covid por faixa etária

Últimas Notícias

Depois dos professores, pessoas entre 55 e 59 anos devem ser vacinadas e, assim, decrescentemente

- Ads -

 

 

 

Em reunião extraordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) nesta quarta-feira, 2, representantes das secretarias municipais e da Secretaria de Estado da Saúde (SES) definiram como será a vacinação por idade contra a covid-19 em Santa Catarina. Com base em decisões técnicas, a CIB definiu que as doses de vacinas recebidas nesta quarta-feira poderão ser utilizadas para seguimento dos grupos prioritários e a ampliação para a faixa etária entre 55 a 59 anos, de forma decrescente.

 

 

 

“É importante ampliarmos a cobertura de vacinação contra a covid-19 para garantir a imunização da população. Estamos trabalhando para garantir mais doses para os catarinenses”, afirmou o governador Carlos Moisés (PSL).

 

 

 

 

A solicitação para vacinação por faixa etária foi pauta de encontro entre a SES, Cosems/SC e o Ministério da Saúde nesta quarta-feira, 2. “Santa Catarina é exemplo para o país porque aqui temos realmente a Comissão Tripartite com a participação do Ministério da Saúde no apoio a nossas decisões. Temos o direito, a possibilidade e o dever de decidir como devemos avançar na vacinação dos grupos por idade”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro.

 

 

 

 

Atualmente estão sendo vacinados os profissionais da educação. Na sequência, serão contemplados também trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros, transporte ferroviário e transporte aquaviário, trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e caminhoneiros, além de uma quantidade para continuidade dos grupos prioritários. “Seguimos com a prioridade de distribuir com a maior agilidade possível as doses de vacina recebida aos municípios catarinenses, e assim garantir a proteção do maior número de pessoas”, esclarece Eduardo Macário, superintendente de Vigilância em Saúde de Santa Catarina.

 

 

 

 

A vacinação por idade será a partir dos 59 anos, e será dividida em oito grupos de cima para baixo: 1 – 59 a 55 anos; 2 – 54 a 50 anos; 3 – 49 a 45 anos; 4 – 44 a 40 anos; 5 – 39 a 35 anos; 6 – 34 a 30 anos; 7 – 29 a 25 anos; 8 – 24 a 18 anos. Os municípios é que vão coordenar a aplicação e convocação das pessoas. Essas faixas poderão ser contempladas com a remessa de 200 mil doses da AstraZeneca que chegaram nesta quarta ao Estado. A partir dos próximos envios, segundo o que foi definido na reunião desta quarta, haverá um compartilhamento de doses entre os grupos prioritários descritos no plano nacional de imunização e a população em geral abaixo dos 59 anos.

 

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?