27 de maio de 2021
Folha de S.Paulo
CPI da Covid decide convocar para depor nove governadores
Os senadores da CPI da Covid aprovaram nesta quarta-feira (26) requerimento para convocar novamente o ex-ministro Eduardo Pazuello (Saúde) e o atual titular da pasta, Marcelo Queiroga. Aprovaram ainda a convocação de nove governadores para que expliquem o uso de recursos federais nos estados.
O presidente da comissão, senador Omar Aziz (PSD-AM), afirmou que foram inicialmente convocados governadores de estados em que houve operações da Polícia Federal para apurar suspeitas de irregularidades com as verbas fedeais no combate à pandemia.
São eles Wilson Lima (AM), Helder Barbalho (PA), Ibaneis Rocha (DF), Mauro Carlesse (TO), Carlos Moises (SC), Antonio Oliverio Garcia de Almeida (RR), Waldez Góes (AP), Wellington Dias (PI) e Marcos José Rocha dos Santos (RO). Também foi convocado o ex-governador do Rio Wilson Witzel.
Além deles, a comissão convocou o assessor internacional da Presidência, Filipe Martins (que atuaria em uma espécie de “ministério paralelo” da crise da Covid), e o empresário Carlos Wizard, que atuava como conselheiro de Pazuello na Saúde, e o ex-assessor especial da Presidência Arthur Weintraub.
- Contra Bolsonaro, FHC e Lula vivem novo capítulo
- SP estende restrições; país tem mais UTIs lotadas
- Consumidor paga por térmicas que não geram energia
- Presidente abre ponte ao lado de reserva de nióbio
- Madeireira usou telefones ligados ao Ibama, diz PF
O Estado de S.Paulo
Fuga de profissionais para os EUA é a maior em uma década
Em busca de valorização profissional, remuneração e pesquisas, trabalhadores da área de saúde estão trocando o Brasil pelos EUA, informa Felipe Resk. Segundo dados oficiais de 2020, os EUA registraram alta de 36% nos vistos de permanência concedidos a brasileiros na categoria EB2, voltada para os “profissionais excepcionais” – o tipo mais comum requisitado por médicos, enfermeiros e fisioterapeutas, mas que inclui áreas como aviação e engenharia. Em números absolutos, 1.899 profissionais deixaram o País em 2020, maior índice em pelo menos uma década. A estatística inclui tanto novos vistos como ajustes de status. O número contrasta com a queda de 48% nas emissões de vistos, em geral, pelo governo americano. Para exercer a profissão nos EUA, o imigrante precisa validar diploma e cumprir etapas burocráticas. O investimento pode passar de R$ 100 mil.
- Agravamento da covid faz SP recuar de flexibilização
- Biden pede que inteligência dos EUA investigue origem do vírus
- Decisão fortalece movimentos de renovação
- Por US$ 8,4 bi, Amazon compra o estúdio MGM
- Devastação da Mata Atlântica cresce em SP
- Moraes rejeita recurso da PGR sobre Salles
O Globo
Casos e internações sobem, e Queiroga admite 3ª onda
Os números de novos casos e de internações por Covid-19 voltaram a crescer nos últimos dias e atingiram patamares próximos aos registrados no auge da segunda onda da pandemia, entre março e abril. Na tentativa de frear o contágio, ao menos quatro estados anunciaram ontem medidas mais rígidas de funcionamento do comércio. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, admitiu que há uma “tendência de aumento de casos”, ao falar durante audiência na Câmara dos Deputados, e disse que será necessário “trabalhar juntos para que se possa evitar essa terceira onda”.
- Rastreio de voo vindo da Índia demorou 4 dias
- CPI convoca governadores e ‘gabinete paralelo’
- Biden cobra que seja elucidada a origem do vírus