sexta-feira, 3

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Forte vendaval atinge cidades de Canoinhas e Três Barras

Últimas Notícias

Equipes do Corpo de Bombeiros atendem a destelhamentos, queda de árvore e fiação elétrica

- Ads -

O 9º Batalhão de Bombeiros Militar informou que as cidades de Canoinhas e Três Barras foram atingidas na tarde desta segunda-feira, 4, por um forte vendaval e as equipes foram empenhadas no decorrer da tarde e início da noite desta segunda, em diversos atendimentos de destelhamento e queda de fiação elétrica.

Houve queda de luz em boa parte de Canoinhas e alguns bairros ainda estão sem energia.

Quedas de árvores também foram registradas em diversas áreas da cidade, incluindo na praça Lauro Müller, no centro da cidade. Na avenida Abrahão Mussi, em Três Barras, também houve quedas de árvores, além de danos materiais em diversas placas publicitárias.

Além de Canoinhas e Três Barras, outras cidades próximas foram atingidas pelo vendaval, como é o caso de São Mateus do Sul, que também teve diversos registros de danos materiais, assim como quedas de árvores e galhos na BR-476.


CANOINHAS

Segundo o Corpo de Bombeiros de Canoinhas, alguns locais do município tiveram maior intensidade como nas ruas Álvaro Soares Machado, proximidade do Colégio Cabral; Saulo de Carvalho; Henrique Sorg; Emídio Ferreira de Souza; Alfredo Bach; Mamede Cador; onde as equipes efetuaram corte de árvores caídas ou em risco eminente. Já nas ruas Júlio Budant Neto, Almeida Cardoso, Francisco de Paula Pereira e BR-280, ocorreram destelhamentos e placas caídas em fiação elétrica e de telefonia. Durante o período da tarde e início da noite desta segunda-feira, as equipes atuaram nestas ocorrências, mantendo a segurança nos locais atingidos.

Rua Francisco de Paula Pereira, no centro de Canoinhas/Divulgação/Bombeiros de Canoinhas

O major Nauro Ricardo Mück, do 9º Batalhão de Bombeiros Militar, orientou que em situações como a registrada hoje em Canoinhas, é importante que a população se mantenha em casa, longe de árvores ou de áreas descampadas, para evitar que as pessoas sejam eventualmente, atingidas por raios.

Em caso de destelhamentos em residências, a orientação do major é para que as pessoas busquem dentro da própria casa, um cômodo que pareça mais seguro – segundo ele, banheiros costumam ter construções mais fortificadas neste sentido.


TRÊS BARRAS

Informações preliminares divulgadas pelo secretário da Defesa Civil, João Francisco Canani, dão conta de que pelo menos seis casas no bairro Bom Jesus e outras sete no distrito de São Cristóvão sofreram destelhamentos em razão dos fortes ventos.

“Como ainda estamos mapeando a situação, acreditamos que há ainda mais casas destelhadas no município”, afirma Canani.

Segundo ele, a Defesa Civil está dando suporte emergencial aos atingidos. Moradores do bairro Bom Jesus, local onde os estragos foram maiores, estão recebendo lonas e telhas. Já para o São Cristóvão estão sendo encaminhadas lonas neste primeiro momento.

“Precisamos dar essa resposta rápida até porque a previsão é que as chuvas permaneçam pelas próximas horas”, explica o secretário.

Canani informa que as equipes estão nas ruas e lembra quem necessita de ajuda deve entrar em contato através do fone (47) 3623-0930 ou, então, pelo WhatsApp (47) 9 9156-7079, que é o número do plantão 24h.

Já as equipes do Corpo de Bombeiros de Três Barras realizaram cortes de árvores caídas ou em risco iminente nas localidades: SC-303 (Km 06), SC-120 (Barra Grande e Campininha), BR-280, São João dos Cavalheiros, na rodovia Transfalcônica. Os bombeiros também prestaram auxílio para cobrir com lona uma casa que ficou destelhada no bairro Cohab.

Nos locais energizados, os bombeiros solicitaram o apoio da Celesc para desligamento da rede e repassaram por diversas vezes as situações as equipes da companhia de energia, sendo isolado o local.

Divulgação/Bombeiros de Três Barras
Divulgação/Bombeiros de Três Barras

- Ads -
Logo Facebook Logo WhatsApp Logo nova do Twitter
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?