sábado, 27

de

abril

de

2024

ACESSE NO 

Ex-vereadora e ex-secretária de Saúde de Canoinhas, Telma Bley morre aos 56 anos

Últimas Notícias

Ela sofreu um AVC na quinta-feira, 28

- Ads -

Morreu às 7h30 deste domingo, 31, a ex-vereadora (2017-2020) e secretária de Saúde de Canoinhas nos governos de Leoberto Weinert e Beto Faria (2005 a 2016), Telma Regina Bley. Ela tinha 56 anos.

Telma teve morte cerebral três dias depois de ter sofrido um acidente vascular cerebral (AVC). Ela deixa o esposo, o médico Saulo Ruthes, os filhos Bruna (também médica) e Francisco, além de dois enteados.

Natural de Canoinhas, Telma tinha muito orgulho de dizer que cresceu no distrito de Marcílio Dias, em uma família numerosa. Um de seus maiores prazeres era o convívio com os irmãos e os pais. Uma das suas maiores tristezas foi a perda da mãe há cinco anos.

Como profissional, graduou-se em Assistência Social e fez longa carreira no serviço público, trabalhando na prefeitura de Canoinhas. Licenciou-se da função efetiva para comandar a Secretaria de Saúde por 12 anos. Em 2016 foi eleita vereadora pelo MDB com 1.003 votos. Desiludida com a política, apesar da boa avaliação popular, decidiu não concorrer a reeleição.

Como secretária de Saúde foi durante sua gestão que foi construída a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a Policlínica, o Centro de Saúde Bucal e duas unidades do Serviço Móvel de Urgência (Samu) – a USB Unidade de Suporte Básico e a USA Unidade Suporte Avançada – para Canoinhas.

Além da graduação em Assistência Social, Telma era pós-graduada em Recursos Humanos, com diversas outras especializações, como em Saúde Pública.


AVC

Telma foi encontrada desacordada no quarto de sua casa em Canoinhas na manhã de quinta-feira, 28. Saulo Ruthes, seu esposo, prestou os primeiros socorros e a levou ao Pronto Atendimento, que fica ao lado da casa onde os dois viviam há décadas. Na UPA ela sofreu duas paradas cardiorrespiratórias. Como se tratava de um caso neurológico, ela foi transferida para o Hospital São Vicente de Paulo, em Mafra, referência regional para casos dessa natureza. Ela ficou internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde então, mas não reagia às tentativas de reanimação.

O corpo de Telma será velado em uma cerimônia rápida neste domingo, 31, no plenário da Câmara de Vereadores de Canoinhas. O horário ainda não foi confirmado.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?