domingo, 11

de

maio

de

2025

ACESSE NO 

Estado confirma primeiro caso da variante Ômicron XQ do coronavírus

Imagem:NIAID

Últimas Notícias

- Ads -

Variante XQ mistura as sublinhagens BA.1.1 e BA.2.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES/SC), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC), confirma o primeiro caso da variante Ômicron XQ do coronavírus em Santa Catarina. A Ômicron XQ mistura as sublinhagens BA.1.1 e BA.2.

De acordo com a SES, a paciente é uma mulher de 32 anos, residente em Florianópolis, que apresentou sintomas leves, como: perda de paladar, olfato, cefaléia, irritação na garganta e fadiga, e não chegou a ser hospitalizada. A paciente tem registro de vacinação e histórico de viagem para Brasília no mês de abril. A coleta da amostra para o teste ocorreu em 4 de maio, sendo encaminhada para o Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen/SC). O sequenciamento genômico foi realizado pela referência nacional para Santa Catarina, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/RJ).


CASO DA VARIANTE BA.2.12.1

Outra subvariante da Ômicron identificada no estado é o caso de uma criança de nove anos, sem registro de vacina, residente em Joinville. O paciente registrou sintomas leves (coriza e tosse), com exame RT-qPCR positivo em 11 de maio realizado pelo Lacen/SC. A amostra foi encaminhada para sequenciamento na Fiocruz, confirmando a variante BA.2.12.1 em 31 de maio.

A Dive/SC recomenda que todas as pessoas com cinco anos ou mais de idade se protejam contra a covid-19 através da vacinação. Além de completarem o esquema primário com duas doses ou dose única, é de fundamental importância que as doses de reforço sejam administradas em todos os grupos já liberados.

Além disso, a Diretoria alerta sobre a importância da manutenção das medidas de prevenção, como a lavagem de mãos, evitar locais com aglomeração, deixar os ambientes ventilados, uso da máscara e se manter em isolamento respiratório caso tenha sinais e sintomas.