quinta-feira, 8

de

maio

de

2025

ACESSE NO 

Esperidião Amin tem a mesma doença da mulher de Will Smith

Últimas Notícias

- Ads -

Melhor ator do ano, segundo o Oscar, bofeteou comediante que zombou de Jada Smith

Assunto do dia nesta segunda-feira, 28, a doença autoimune alopecia ganhou repercussão depois que o ator Will Smith bofeteou o comediante Chris Rock por se ofender com uma piada feita por Rock envolvendo sua esposa durante a festa do Oscar.

Jada Pinkett Smith foi diagnosticada com alopecia em meados do ano passado e, desde então, adotou a cabeça raspada porque um dos efeitos dessa doença é a perda de pelos e cabelos por todo o corpo.

O comediante comparou Jada com a atriz Demi Moore, que ficou careca para o filme Até o limite da honra

O que pouca gente sabe é que a doença de Jada é a mesma que acomete o senador catarinense Esperidão Amin (Progressistas).

Não se sabe exatamente o que causa a alopecia. Pode ser um vírus, uma predisposição genética, um fator hormonal ou a combinação entre esses fatores. Estresse emocional influi também, segundo especialistas.

O sistema imunológico (de defesa) da pessoa passa a atacar, sem motivo conhecido, os próprios folículos produtores de cabelos e pelos. Em geral, a doença começa a aparecer na forma de uma placa lisa, arredondada e sem cabelos no couro cabeludo. Se o caso for mais grave, a pessoa pode perder todos os cabelos e pelos do corpo, caso de Amin.


Os folículos não ‘morrem’, ficam em estado de “hibernação” por meses ou anos. Alguns medicamentos conseguem fazê-los voltar à ativa.

A alopecia costuma acometer pessoas com menos de 20 anos (60% dos casos), quem tem casos da doença na família (20%), asmáticos, quem tem rinite alérgica, dermatite atópica, alterações da tireoide, vitiligo, diabetes e artrite reumatoide.