Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

terça-feira, 25

de

junho

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

Ervateira anuncia investimento de R$ 4 milhões para Canoinhas

Últimas Notícias

Aumento da atividade da Baldo deve resultar na criação de 60 empregos diretos

- Ads -

Nesta semana a Coordenadoria Regional do Meio Ambiente (Codam) de Canoinhas concedeu licenciamento à Indústria de Erva-Mate Baldo S/A, em atividade em Canoinhas desde 1988. A licença é para ampliação das atividades na região de Canoinhas, que se destaca como principal polo produtor de erva-mate da região.

O processo é digital e o documento foi recebido simbolicamente por Paulo Davit Baldo, diretor da Baldo S/A. “Isso demonstra o compromisso da indústria ervateira e do Instituto do Meio Ambienta (IMA) com as questões ambientais, sociais e econômicas, sendo um processo protocolado de acordo com as legislações e instruções normativas vigentes”, diz Zenici Dreher, coordenadora regional do Meio Ambiente em Canoinhas.

A ampliação de barracão terá um investimento que deve chegar a R$ 4 milhões e permitirá ampliar o armazenamento da erva-mate, além de incentivar ainda mais o cultivo no município e região.

Além da geração de empregos, que em períodos de safra gira em torno de 80 a 90 trabalhadores, também há uma perspectiva de novas contratações em torno de 60, com a ampliação das atividades e possibilidade de geração de renda para muitas famílias que cultivam a erva-mate.

“A equipe de técnicos efetivos da Codam analisa cada processo com muita responsabilidade, considerando que o licenciamento ambiental é um procedimento administrativo utilizado para licenciar empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais, consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras. É por meio do licenciamento que buscamos contribuir com o desenvolvimento econômico e sustentável em Santa Catarina, sem deixar de priorizar o controle ambiental no Estado”, contextualiza Zenici.

HISTÓRIA

Fundada em 1920 pelos irmãos João, Antônio e Luiz Baldo, filhos de imigrantes italianos residentes em Vespasiano Corrêa, cidade do interior do Rio Grande do Sul, a Baldo SA começou em uma pequena fábrica de produção artesanal de erva-mate. Aos poucos, a produção foi ampliada e a chamada “erva-mate repousada” alcançou o sucesso no mercado.

Já na década de 1970, a empresa expandiu sua área de atuação, incluindo a industrialização de soja. O beneficiamento da oleaginosa iniciou em 1972 na cidade de Roca Sales (RS). Na época, o óleo era extraído mediante prensagem da soja à quente. Em 1975 a Baldo transferiu a atividade de soja para a cidade de Encantado, onde continuamente vem atualizando seu processo fabril, com o uso de tecnologias modernas. No ano seguinte deu-se início à industrialização.

Na década seguinte, a Baldo inaugurou a primeira filial fora do RS, em Canoinhas, visando aumentar a compra de erva-mate in natura.

A década de 1990 marcou a expansão da empresa no ramo de erva-mate. Em 1994, iniciaram-se as atividades da filial de São Mateus do Sul, no Paraná.

Em 1995, deu-se início aos trabalhos de fomento de erva-mate (produção de mudas) a partir da demanda de matéria-prima.

Em 2001, a empresa construiu um viveiro florestal em São Mateus do Sul, dando continuidade às atividades de fomento e início dos trabalhos de pesquisa de produção clonal de mudas.

Em 2002, iniciaram-se os trabalhos de fomento e secagem de ervas aromáticas, medicinais e condimentares, inicialmente em São Mateus do Sul e hoje, centralizado na unidade de Prudentópolis (PR), mesma cidade onde em 2006 foi inaugurada a terceira filial de industrialização de mate da empresa.

Agora, a empresa anuncia a expansão dos negócios em Canoinhas.

Em 2008 foi criada a Goemil, em Palmeiras de Goiás (GO), uma joint venture (controlada em conjunto), com tecnologia avançada para beneficiamento de soja, complementando a linha de produtos com a fabricação de Proteína Texturizada de Soja (PTS).

Em 2017, foi inaugurada uma nova fábrica para operação de chá-mate, em São Mateus do Sul.

Em 2018 deu-se início a operação de Chá-Mate, com lançamento do Chá-Mate Tostado (110g) e da linha de saborizantes para food service.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?