segunda-feira, 13

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

“Enquanto no resto do estado as águas estão descendo, lá vai aumentar”, afirma deputado sobre Canoinhas e região

Últimas Notícias

Vicente Caropreso pede atenção a municípios atingidos pela cheias e destaca posição do governo para obra de contenção das chuvas

PREOCUPAÇÃO

- Ads -

O deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) repercutiu na tribuna da Assembleia Legislativa nesta semana, a questão dos municípios afetados por inundações. Ele destacou a  situação grave vivida neste momento pelos habitantes de Porto União e demais cidades do Planalto Norte, por causa das cheias. “Enquanto no resto do Estado as águas estão descendo, lá vai aumentar”.

O parlamentar também destacou a posição do governador Jorginho Mello (PL) de tirar do papel as obras definidas no estudo do projeto Jica de Contenção de Cheias no Vale do Itajaí e de abrir negociações com o governo federal tratar de ações e recursos para reconstrução das cidades e socorro aos atingidos. Até o momento, 143 cidades estão em situação de emergência. Rio do Sul, Taió e Rio do Oeste declararam estado de calamidade pública.

“Conversei com o prefeito Eliseu Mibach (de Porto União) e a situação é grave. Enquanto no resto do Estado as águas estão descendo, lá se espera que vá aumentar em meio metro ainda. Estão pedindo a presença do governador, é uma situação importante, o governador do Paraná sobrevoou a área e esteve em União da Vitória”, informou Dr. Vicente, referindo-se ao município paranaense que fica na margem oposta ao rio Iguaçu na divisa entre Santa Catarina e o Paraná. O deputado entrou  em contato com o secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Coronel Armando, pedindo ação do governo para socorrer a o município e as cidades de Mafra, Canoinhas, e Três Barras que estão inundadas.





EM CANOINHAS

O governador Jorginho Mello segue prometendo estar em Canoinhas nos próximos dias. Ele quer conciliar a agenda emergencial a assinatura da ordem de serviço para a reforma completa da SC-477.





AUDIÊNCIAS

O juiz da Vara Criminal de Canoinhas, dr Eduardo Veiga Vidal, marcou para começar em 30 de novembro, seguindo nos dias 1º, 5, 6 e 7 de dezembro, a fase de oitiva de testemunhas arroladas no caso da prisão do ex-prefeito de Três Barras, Luis Shimoguiri (PSD), na Mensageiro.






R$ 200 MIL

O presidente da Câmara de Vereadores de Major Vieira, Antônio Gonçalves de Almeida (PSDB), está entregando R$ 200 mil dos recursos da Casa para o Executivo. A medida, aprovada pelo plenário, vai ajudar o Município a fazer frente as demandas provocadas pela chuvarada. Major Vieira decretou estado de emergência há duas semanas.




MANTIDA

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou um pedido de liminar da defesa de um dos prefeitos investigados na operação Mensageiro. Entre os pedidos dos advogados de Antonio Rodrigues, ex-prefeito de Balneário Barra do Sul, estava o reconhecimento de que a desembargadora do TJ-SC Cinthia Bittencourt Schaefer, não pode ser a relatora dos casos dos prefeitos que recorrem de decisões em primeira instância. No entanto, o desembargador Jesuíno Rissato rejeitou os argumentos e manteve a magistrada no caso. A informação é do colunista da NSC, Anderson Silva.





ANTICORRUPÇÃO

Com 16 operações deflagradas em 2023, a Coordenadoria Estadual de Combate à Corrupção da Polícia Civil de Santa Catarina (Decor) já fez a prisão de 19 pessoas em investigações. O número é 137,5% maior do que em 2022, conforme os dados da corporações. Além de Florianópolis, foram apurados fatos criminosos em grandes centros como Joinville, Blumenau, São José e Tubarão.




HISTÓRIA

Vanessa da Rosa é a segunda deputada negra a assumir uma cadeira no Parlamento, depois de 89 anos / Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

A deputada suplente Vanessa da Rosa (PT) assumiu nesta quinta-feira, 19, o cargo de deputada estadual na Assembleia Legislativa. Ela vai substituir por 30 dias o deputado Padre Pedro Baldissera (PT), licenciado por motivos particulares.

A posse marcou um momento histórico na Alesc, que pela segunda vez terá uma mulher negra como parlamentar, 89 anos depois da eleição da pioneira Antonieta de Barros.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?